Nossa visão é constantemente ameaçada pelas várias telas com as quais lidamos todos os dias e as estratégias para cuidar do olho seco tornam-se essenciais.
A dieta é um fator decisivo que afeta a nossa saúde ocular e a forma de preservá-la é consumindo um simples fruto como o pistache, e que foi recentemente incorporado à maioria das preparações culinárias. Sorvetes, bolos, saladas e molhos adotaram esse sabor em suas composições.
Assim como as propriedades gastronômicas do pistache são altamente valorizadas, um estudo recente descobriu que o fruto também se destaca por seus efeitos benéficos sobre a saúde ótica e pode ajudar a cuidar do olho seco.
Estudo recente destaca os efeitos do pistache na saúde dos olhos
Um estudo recente realizado pela Tufts University e publicado na revista Science Direct destacou os efeitos do pistache na saúde dos olhos.
Segundo resultados da pesquisa, esse fruto é uma fonte fantástica de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que ajudam a cuidar da retina de nossos olhos.
Embora pareçam um pouco técnicos, esses nomes se traduzem em um escudo natural que protege os olhos da luz azul que é emitida por telefones celulares, computadores e dispositivos que usamos todos os dias.
Estudo sobre olho seco com pessoas de meia-idade e idosas
O estudo, realizado com 36 pessoas de meia-idade e idosas, mostrou algo muito interessante: as pessoas que comeram 57 gramas de pistache por dia durante 12 semanas tiveram um aumento na densidade do pigmento macular em seus olhos.
Essa quantidade de pigmento macular no globo ocular é crucial. Uma densidade maior desse pigmento está associada a uma melhor proteção contra problemas como a degeneração macular relacionada à idade. Essa é uma das principais causas de perda de visão em adultos mais velhos.
Já aquelas pessoas que não incluíram pistache em sua dieta não sofreram nenhuma alteração, o que deixa claro o benefício dessa simples adição diária para ajudar a cuidar do olho seco.
Importância de cuidar da dieta para melhorar nossa visão
Embora a luteína e a zeaxantina sejam encontradas em outros alimentos, como o espinafre ou a couve, o pistache tem uma vantagem: além de ser a único fruto com quantidades significativas desses antioxidantes, ele contém gorduras saudáveis que ajudam o corpo a absorver melhor esses nutrientes.
Assim, uma dieta pobre baseada em proporções exageradas de gorduras trans, carboidratos e alimentos pouco nutritivos pode ser o início de problemas de saúde ocular causados por colesterol alto ou diabetes.
Portanto, se quisermos melhorar nossa visão e prevenir doenças oculares e também o olho seco, devemos incorporar o pistache em nossa dieta.