Conjunto interpreta músicas de Pixinguinha, Ella Fitzgerald, Cartola e Nina Simone. Grupo Black Piano apresenta o show ‘Samba Jazz’ em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Ao refletir a união e o orgulho das raízes negras dos integrantes, o grupo Black Piano apresenta, nesta quarta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, o show “Samba Jazz”, no Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”, às 20h, em Presidente Prudente (SP). A apresentação é gratuita.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Inicialmente concebido como um projeto intimista de piano e voz, o grupo foi criado durante a pandemia, “um momento de pausa forçada que incentivou o músico e produtor cultural Paulo Moreira a dar vida às ideias guardadas”.
O trio original, com Paulo Moreira no saxofone, Déborah Matsu no vocal e Junior Coelho no piano, mais tarde evoluiu para o grupo atual, com novos músicos contribuindo para sua sonoridade.
Atualmente, o grupo é formado por cinco músicos:
Déborah Matsu (vocal);
Paulo Moreira (saxofone);
Zizo Souza (baixo);
Junior Coelho (piano); e
Antônia Camargo (bateria).
Grupo Black Piano apresenta o show ‘Samba Jazz’ em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
O nome, “Black Piano”, reflete a união e o orgulho das raízes negras dos integrantes.
Ao g1, a vocalista Déborah Matsu, “Black” simboliza a herança cultural negra, enquanto “Piano” representa o instrumento central que transmite a intimidade do som e reforça a ideia de um tributo coletivo.
“Esse nome carrega a essência do projeto, que é um símbolo de resistência e de homenagem à contribuição dos músicos negros na história”, ressaltou a cantora ao g1.
Grupo Black Piano apresenta o show ‘Samba Jazz’ em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Samba Jazz 🎷
De acordo com o grupo, o show tem o objetivo principal as contribuições culturais de artistas negros, além de oferecer uma experiência que enaltece a luta contra o racismo.
Com interpretações inovadoras, o espetáculo combina tradição e inovação, abordando temas de resistência, esperança e reconhecimento do legado negro na música.
O repertório reúne clássicos que atravessam gerações e homenageiam a diáspora africana na música brasileira e internacional.
Grupo Black Piano apresenta o show ‘Samba Jazz’ em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
O grupo interpreta músicas de ícones como Pixinguinha (1897-1973), Ella Fitzgerald (1917-1996), Cartola (1908-1980) e Nina Simone (1933-2003), além de releituras que incluem canções como “País do Sonho” e uma versão marcante de “Disparada”.
“O samba jazz representa uma expressão da identidade e criatividade negra, reverberando a luta, o orgulho e a herança da diáspora africana. Ele homenageia a riqueza cultural afrodescendente e reforça a importância da diversidade”, explicou Déborah ao g1.
A vocalista também explica que o show é mais do que um espetáculo musical.
“É uma declaração de respeito e valorização da cultura negra, especialmente no Dia da Consciência Negra. Com interpretações e homenagens a compositores e intérpretes negros, o show é um lembrete da resistência e da importância da presença negra na música, promovendo uma reflexão sobre igualdade e justiça social”, afirmou.
Grupo Black Piano apresenta o show ‘Samba Jazz’ em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Déborah pontuou que o grupo também espera que o show provoque emoções e reflexões profundas, conectando o público ao legado negro na música de maneira autêntica e impactante.
“O Black Piano espera que o espetáculo encante e inspire, proporcionando uma experiência imersiva que aproxime as pessoas da cultura afro-brasileira e das histórias de luta e superação”, afirmou a cantora ao g1.
Ela também ressaltou ao g1 que o público pode esperar uma performance musical emocionante e rica, com interpretações profundas que exploram as raízes do samba e do jazz.
Grupo Black Piano apresenta o show ‘Samba Jazz’ em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Serviço 🎶
O show será realizado no Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, localizado na Rua Doutor João Gonçalves Foz, n° 2.179, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.