A data passou a ser considerada feriado nacional e marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Zumbi dos Palmares
reprodução
O Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira, 20 de novembro, será celebrado com eventos em Sergipe. A data passou a ser considerada feriado nacional e marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Veja o que abre e o que fecha durante o feriado
Veja a lista preparada pelo g1 e programe-se:
Centro de Criatividade
Centro de Criatividade em Aracaju (SE)
Mario Sousa/ASN/Divulgação/arquivo
Uma roda de conversa acontece a partir das 9h, no Centro de Criatividade, em Aracaju, localizado ao entorno da Maloca, o primeiro quilombo urbano de Sergipe e o segundo do Brasil, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da capital.
A mediadora será Grazzy Coutinho e abordará temas sociais e culturais relacionados à ancestralidade, à luta pela igualdade racial e empreendedorismo, com participação de Severo D’Acelino, Rosália Costa, Alan de Xangô, Carlos Henrique (Niquiba) e do professor Roberto.
Museu Afro-Brasileiro
Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras
ASN/SE/Reprodução
Às 18h, haverá reinauguração do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras. A programação contará com apresentações culturais dos grupos Populart e Maculelê de Laranjeiras, show musical do artista Vitor Santana, e a premiação do Concurso Poesia Negra Estudantil.
O Museu Afro-Brasileiro de Sergipe foi criado em 1976 com a finalidade de preservar a história do povo afro-laranjeirense. Está instalado em um sobrado do século XIX que pertenceu à família Brandão. O acervo inclui objetos de transporte, utensílios como pilões, vestimentas religiosas e de época, além de peças históricas utilizadas para castigos e torturas das pessoas escravizadas.
Projeto Arrudiar
Largo da Gente Sergipana
Márcio Garcez/arquivo
O Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, promove passeios pela história, cultura, gastronomia, música e arquitetura do estado. O evento terá mediação do professor e historiador Osvaldo Neto e do guia de turismo Thárcio Danilo Vieira. As inscrições custam R$ 40, incluindo transporte e almoço, e devem ser feitas pelo link. O evento acontece no sábado (23), a partir das 7h30.