Com público de 80 mil pessoas ao longo de seis dias, a 84ª edição da Festa das Flores de Joinville manteve o sucesso de anos anteriores. Realizado no Complexo da Expoville entre 12 e 17 de novembro, o evento atraiu 350 caravanas, o maior número já registrado. “Para se ter uma ideia, em 2023 foram 280, e em 2022, 320”, destacou Luciane Serpa, coordenadora da Festa.
Sucesso comercial
O desempenho dos expositores também foi destaque. Segundo a organização, muitos precisaram repor estoques durante o evento, e alguns relataram ter superado o faturamento de 2023 já no sábado. “Muitos também já estão renovando contrato para 2025”, afirmou Jacson Lucio Zandonai, presidente da AJAO (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas), organizadora da Festa.
Estúdio do Grupo ND
Outro destaque da Festas das Flores de Joinville foi o estúdio do Grupo ND, integrado ao jardim, para transmissões ao vivo. O local foi palco do programa Ver Mais durante seis dias e do Balanço Geral em um especial do Dia da Proclamação da Republica.
Além da programação comandada pelas apresentadoras Keltryn Wendland e Sabrina Aguiar, o estúdio contou com transmissões estaduais, pela NDTV, e regionais pela rádio NDFM 100,7.
“Para valorizar uma das principais festas da cidade não bastava apenas registrar, o Grupo ND queria participar. Fazer parte dessa história. Nenhuma outra emissora tem esse espaço na programação e estrutura para estar ao vivo por uma hora e meia, diariamente, mostrando cada detalhe para que cidade saiba a importância da festa”, afirma Drica Fermiano, gerente regional da NDTV Record Joinville.
Próxima edição já tem data
No domingo, durante o encerramento, a diretoria da AJAO anunciou a data da próxima Festa das Flores. Será de 18 a 23 de novembro de 2025, e a edição histórica, de número 85, promete surpreender os visitantes com novidades, como acontece a cada ano.
Ações sociais são fortalecidas durante Festa das Flores de Joinville
Além do sucesso de público e vendas, a Festa das Flores fortaleceu ações sociais em 2024. Por meio do projeto Empresa Amiga, que contou com o apoio de empresas como CLAMED, Döhler, Schulz, Krona, Termotécnica e Garten Shopping, foram arrecadados aproximadamente R$ 9 mil, destinados à Associação das Voluntárias do Hospital Municipal São José.
A AJAO também investiu na doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital São José e 60 livros infantis ao Hospital Infantil. As obras, Casa de Bicho e Gato com Arte, são da escritora joinvilense JC Barth, que participou do evento. “O livro Casa de Bicho foi ilustrado por meu filho, Kalel Tiago Matos, que é autista e tem hiperfoco em desenho”, revelou a autora