• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Curso de Negócios da Unifor recebe nota máxima em avaliação do MEC


A nota 5 no Conceito de Curso foi conquistada após avaliação in loco com base nas dimensões organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. O bacharelado em Negócios da Unifor oferece aprendizagem baseada em experiências de gestão, que fomentam a autonomia profissional e as habilidades para o trabalho colaborativo
Roberio Castro
O bacharelado em Negócios da Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – conquistou nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada de 11 a 13 de novembro, por meio de uma avaliação virtual in loco conduzida por dois professores designados pelo MEC, que analisaram três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.
O Conceito de Curso é um dos principais indicadores de qualidade para cursos de graduação no Brasil, sendo, portanto, o resultado uma confirmação do compromisso da Unifor com a excelência acadêmica e profissional dos seus alunos. Esta foi a primeira avaliação externa realizada no curso, que alcançou destaque em todos os quesitos analisados.
“Nosso Bacharelado em Negócios combina inovação, excelência e visão global, oferecendo aos nossos estudantes a oportunidade de ir além do comum e construir carreiras de impacto em gestão. Com o reconhecimento pelo MEC, com nota máxima, demonstramos que essa formação de vanguarda, com mentorias executivas curriculares e laboratórios de liderança, atende aos mais altos padrões educacionais do Brasil”, afirma o professor Josimar Costa, coordenador do curso.
Organização Didático-Pedagógica: Trilhas Formativas e Internacionalização
A estrutura didático-pedagógica foi elogiada por estar alinhada às expectativas regionais e às demandas do mercado, organizando a matriz curricular em três eixos formativos: Gestão, Análise e Decisão. As trilhas contemplam temas contemporâneos e promovem a autonomia dos discentes, que podem personalizar suas jornadas acadêmicas. A metodologia e os conteúdos curriculares foram considerados adequados, com estratégias de aprendizagem que aproximam os estudantes da prática profissional.
O curso também se destaca pelas iniciativas de pesquisa e extensão integradas às disciplinas, com apoio de bolsas e eventos acadêmicos. Outro diferencial é a internacionalização, com convênios que possibilitam dupla titulação, enriquecendo o perfil dos egressos.
Corpo Docente: Experiência Acadêmica e Profissional
A equipe docente foi reconhecida pela ampla experiência profissional e acadêmica. Cerca de 71,43% dos professores possuem mais de 10 anos de experiência no ensino superior, além de vivência prática no mercado, o que enriquece o aprendizado dos estudantes com exemplos reais e contextualizados. A atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do colegiado do curso também foi destacada, evidenciando a organização e o comprometimento das equipes pedagógicas.
Infraestrutura: Laboratórios Inovadores e Hub de Tecnologia
A infraestrutura da Unifor recebeu avaliação positiva pela adequação aos objetivos do curso. Entre os destaques estão o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES), o Laboratório de Gestão e Inovação (LAPIG) e os espaços no Unifor Hub, equipamento do Parque Tecnológico da instituição (TEC-Unifor), que possuem parceria com a Prefeitura de Fortaleza e diversas organizações. Esses ambientes oferecem suporte prático e inovador, essenciais para a formação diferenciada dos alunos.
Além disso, os laboratórios de informática, a biblioteca e os espaços para professores e coordenação foram avaliados como adequados e alinhados às necessidades do curso.
Reconhecimento e Impacto
A conquista da nota 5 no Conceito de Curso reafirma o compromisso da Unifor com a formação de profissionais qualificados para atuar em um mercado em constante transformação. Com estrutura acadêmica sólida, corpo docente experiente e infraestrutura de ponta, o curso de Negócios se consolida como referência em educação superior no Brasil.
“O Bacharelado em Negócios é muito mais do que um curso: criamos um ambiente que prepara nossos estudantes para liderar, transformar negócios e atuar com protagonismo em qualquer mercado, seja no Brasil ou nas grandes capitais globais. Nosso principal objetivo é “fazer match” do potencial dos alunos com o mundo de negócios aqui na Unifor”, reforça Josimar.
Acreditação Internacional
O curso de Negócios busca ser uma referência não apenas no Brasil. A graduação deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.
Josimar destaca a importância dessa prestigiosa acreditação internacional, que consiste em um selo de qualidade alcançado apenas pelas melhores instituições de ensino de negócios no mundo. “Isso significa que nossos estudantes não estão apenas se formando – estão investindo no futuro com a confiança de quem escolhe ser referência global”, destaca.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.