Após um ano da enchente histórica, Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, deve receber uma obra muito aguardada. De acordo com o Governo de Santa Catarina, a licitação para o melhoramento fluvial do rio Itajaí do Oeste e rio das Pombas foi concluída e ainda com um investimento final menor do que o esperado.
O valor estimado era de mais de R$ 10 milhões. Mas a licitação para a obra de melhoramento fluvial foi concluída com um investimento de R$ 6 milhões, uma economia de 34% em relação ao valor inicialmente previsto.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a obra prevê o melhoramento fluvial de 7,8 km das margens, sendo 6,4 km do trecho do Rio Itajaí do Oeste e 1,4 km do trecho do Rio das Pombas.
Ainda de acordo com o Governo do Estado, as máquinas devem entrar em operação nas próximas semanas, “marcando o início de um projeto que simboliza a integração entre gestão pública eficiente e a proteção”.
“É um compromisso do Governo do Estado priorizar ações que tragam segurança e qualidade de vida para as pessoas”, citou o secretário de Defesa Civil, Fabiano de Souza.
Enchente histórica em Rio do Oeste
Em 2023, a pequena cidade do Alto Vale do Itajaí enfrentou a pior enchente de sua história. Em 18 de outubro do ano passado, o prefeito da cidade, Diogo Ferrari, assinou o decreto de calamidade pública.
O rio Itajaí do Oeste ultrapassou os 11,5 metros entre os dias 9 e 10 de outubro, deixando várias pessoas desabrigadas durante os dias de cheia, causando até a morte de uma pessoa.