A Receita Federal divulgou uma lista com nomes de empresas que se beneficiaram do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), criado pelo governo federal para incentivar empresários após o período da pandemia. A empresa da influenciadora Virginia Fonseca foi uma das beneficiadas, com isenção de R$ 4,5 milhões.
Criado durante o governo Jair Bolsonaro, os dados divulgados são de janeiro a agosto deste ano. Veja a lista completa aqui.
Na prática, empresas como a Virginia Influencer Ltda receberam um “respiro tributário”, ou seja, ficaram isentas de pagar impostos para facilitar a retomada após a pandemia.
Entre as isenções, estão impostos como PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
De acordo com levantamento realizado pelo iG Gente, através de dados do Ministério da Fazenda, Virginia Fonseca foi beneficiada pelo programa em 2022, 2023 e 2024.
Apesar de causar revolta entre internautas das redes sociais, devido ao estilo de vida luxuoso que ela leva com a família, a empresa de Virgínia está elegível para receber o benefício do governo federal, apontou a colunista Fábia Oliveira.
A empresa de Virgínia alega atuar no segmento de produção de eventos, sonorização e iluminação, atividades que integram setores prejudicados pela pandemia.
Outra empresa que consta na lista de beneficiados pelo PERSE é a Play9, do Felipe Neto, com isenção de R$ 14,3 milhões.
Lives milionárias de Virginia Fonseca
A influenciadora também possui uma marca de cosméticos, a WePink, criada em setembro de 2021, que conta com diversos produtos, como lip tint, body splash, óleo corporal, maquiagens, entre outros.
Em 2022, a empresária lançou um novo perfume que faturou milhões antes mesmo de chegar chegar às prateleiras. Naquele mesmo ano, a Virginia Influencer Ltda já recebia a isenção fiscal graças ao PERSE.
De acordo com a revista Forbes, a influencer arrecadou R$ 17,4 milhões em apenas três meses. “Faturamos esse número com um único perfume que as pessoas nem sequer sentiram o cheiro”, disse, na época.
Em maio deste ano, Virginia contou em seu Instagram que faturou cerca de R$ 15 milhões em apenas uma live que fez para vender seus produtos da WePink.
Mais cedo, em março, o lançamento do 100º produto da Wepink também anunciado durante uma live arrecadou em uma hora a quantia de R$ 9,2 milhões.
“Chegamos em Paris p fazer a campanha do nosso CENTÉSIMO produto e ai tivemos a ideia de fazer uma live de 1h com preços surreais, com a torre Eiffel de fundo e com um celular e boom, 9,2 MILHÕESSSSSS faturados”.