• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Passe Livre Estudantil completa um ano sem previsão de expansão que havia sido prometido


Prefeitura de Fortaleza afirma que programa garantiu 21 milhões de passagens gratuitas de segunda a sexta. Prefeito José Sarto prometeu expandir para os fins de semana, mas ampliação segue só na promessa. Em Fortaleza, estudantes têm direito a duas passagens de ônibus gratuitas por dia
Fabiane de Paula/SVM
O Passe Livre Estudantil de Fortaleza completa neste mês de novembro um ano de funcionamento. Nesse período, o programa já garantiu 21,4 milhões de passagens gratuitas, mas ainda gera a insatisfação dos beneficiados por não ter sido expandido para os fins de semana, como foi prometido.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Atualmente, o benefício dá aos estudantes da rede pública, privada e federal o direito a duas passagens diárias gratuitas no transporte coletivo da cidade no período letivo, de segunda a sexta-feira.
Durante a campanha em busca da reeleição, o prefeito José Sarto (PDT) prometeu ampliar o passe para ser usado também nos fins de semana. O gestor foi derrotado ainda no primeiro turno. O g1 questionou o prefeito se ele pretende expandir o Passe Livre Estudantil até o fim do mandato, mas não obteve resposta; em vez disso, ele enalteceu os benefícios do programa.
“Planejamos e fizemos todos os cálculos e realizamos essa grande política pública com muita responsabilidade. Há um ano, tornou-se um direito que vem garantindo uma economia a mais para as famílias fortalezenses, que agora podem destinar esse dinheiro a outras necessidades. É mais comida na mesa, é mais cultura, mais lazer! Além disso, é um incentivo para manter nossos jovens estudando, prevenindo a evasão escolar”, disse José Sarto.
Veja abaixo um dos vídeos em que o prefeito José Sarto prometeu expandir o uso do passe estudantil aos fins de semana:
Initial plugin text
Mais acesso à cidade
O universitário Luciano Pereira Barbosa Neto, de 22 anos, é um dos usuários do Passe Livre Estudantil. O jovem reconhece que o benefício trouxe melhorias para os estudantes, mas poderia ser ainda melhor se fosse expandido para ser usado nos fins de semana.
Movimento estudantil comemora Passe Livre, mas cobra ampliação
“Iria facilitar a vida de todo estudante, porque muitas vezes a gente tem que comparecer a algum evento da faculdade no fim de semana e já ajudaria na questão financeira, de não ter que pagar essa passagem”, falou Luciano.
Para o presidente da União Estudantil de Fortaleza (Unefort), Gabriel Nepomuceno, a expansão do passe livre iria proporcionar mais acesso dos estudantes à cidade, além do trajeto casa-escola.
“O passe livre é interessante porque ele garante que o estudante consiga chegar na escola. Mas, às vezes, aquele estudante já mora perto da sua escola, então, ele passa a ter ali duas passagens para ele ir para um curso, para ele conhecer Fortaleza, para ele conseguir acessar um shopping, um cinema, um teatro, algum equipamento cultural, isso também é muito importante. Agora, no final de semana isso é restrito ainda. A nossa luta agora, o que a gente acredita que tem que melhorar, é justamente conseguir garantir que, aos finais de semana, também tenha passe livre do estudantil”, disse Gabriel Nepomuceno.
Aumento de uso do benefício
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Passe Livre obteve um aumento de 84,4% de uso do benefício desde quando entrou em vigor. Em novembro de 2023, foram 1.384.905 passagens utilizadas; já em outubro deste ano, o quantitativo chegou a 2.554.302 passagens registradas.
“A gente também percebeu que nos últimos três meses, agosto, setembro e outubro, foi a maior quantidade de utilizações de passagens gratuitas durante esse ano de 2024. Somente em outubro, foram quase dois milhões e seiscentas passagens gratuitas”, disse Ivanderly da Silva Carvalho, coordenadora da Divisão da Gestão de Carteiras Estudantis.
Para ter acesso ao Passe Livre Estudantil basta ter a carteirinha estudante válida, seja aluno da rede municipal, estadual, do ensino superior, de escolas privadas ou de cursos de línguas.
Os bilhetes não são cumulativos, ou seja, se o estudante não utilizar as duas passagens gratuitas concedidas naquele dia, as passagens do dia anterior não estarão disponíveis para o dia seguinte, e ele terá direito somente às duas novas passagens.
As duas passagens gratuitas também funcionam com integração. Com elas, é possível pegar quantos ônibus for necessário, no período de duas horas, em qualquer sentido.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.