A cada 110 pessoas, uma está dentro do espectro autista, segundo dados da CDC (Center of Deseases Control and Prevention), porém, muitos não sabem. Um teste simples e rápido ajuda a fazer a identificação precoce de traços autistas dando mais apoio para as avaliações clínicas.
Teste ajuda no processo de diagnóstico do autismo
Um teste desenvolvido pelo psicólogo Simon Baron-Cohen e colegas do Centro de Pesquisa em Autismo da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, consiste em 50 perguntas que avaliam comportamentos, crenças e experiências típicas de pessoas dentro do espectro autista.
Chamado de AQ (Quociente Autism-Spectrum), a avaliação é uma forma de identificar traços autísticos em adultos, porém, não serve como um diagnóstico definitivo e não substitui avaliações multifatoriais profissionais.
Se ao concluir o teste, a pessoa tiver 32 ou mais respostas “concordo totalmente”, significa a presença de traços autistas. O teste AQ já foi validado por diversos especialistas e é amplamente utilizado em contextos clínicos ou acadêmicos.
O teste pode ser realizado online e também está disponível no apêndice do livro “Cérebro Autista” de Temple Grandin. Faça o teste aqui.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.