• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Jornalista produz cenários de obras em miniatura como hobby e se destaca por nível de realismo: ‘Detalhes são essenciais’


Imagens em alta resolução mostram cenários de obras, com tratores, escavadeiras e até mini funcionários. Fábio Modesto, de 28 anos, coleciona miniaturas em escala 1/50, e criou um perfil no Instagram para compartilhar suas criações. Além de máquinas agrícolas, cenários montados por jornalista têm até mini operários
Fábio Modesto/Arquivo pessoal
Em uma tentativa de se “desconectar” do estresse do dia a dia, um morador de Sorocaba (SP) encontrou na arte um momento de paz. Há quatro anos, o jornalista Fábio Modesto dedica parte de seu tempo livre à construção de cenários em miniatura.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
As imagens em alta resolução mostram cenários de obras, com tratores, escavadeiras e até mini funcionários. Tudo é montado nos mínimos detalhes, e o resultado final até parece uma cena da vida real. O rapaz, de 28 anos, compartilha o hobby nas redes sociais.
Fábio Modesto dedica parte de seu tempo livre à construção de cenários em miniatura
Arquivo pessoal
Ao g1, Fábio conta que a preparação do cenário é um processo terapêutico. “Quando eu faço isso, tento colocar o celular no modo avião e ficar só com as miniaturas. Tiro um tempo para construir e exercitar minha inspiração, criando mini cenas. Os detalhes são essenciais para que pareça quase real”, explica.
Para montar os cenários, o jornalista conta que prepara um roteiro e define quais miniaturas serão usadas. Muitas vezes, as fotos são feitas ao ar livre, em locais específicos para compor o ambiente.
“Geralmente eu tento sempre tirar as fotos bem rente ao chão, tendo as miniaturas pelo menos um metro à frente de mim, pegando o fundo e onde posso ter profundidade. Com esse ângulo e enquadramento, consigo trazer essa sensação de realidade”, explica.
Jornalista produz cenários de obras em miniatura como hobby e se destaca por nível de realismo
Coleção em escala 1/50
Fábio afirma ser um colecionador em escala 1/50 – de objetos 50 vezes menores do que o tamanho real. O jornalista tem uma coleção extensa de réplicas fiéis de maquinários, como tratores, escavadeiras, guindastes e etc.
“É bem específico, porque as miniaturas geralmente têm que ser autorizadas pelas marcas reais. Elas precisam vir idênticas ao maquinário real. Também são confeccionadas de metais, poucas peças são feitas de plástico”, comenta.
O gosto por objetos em miniatura surgiu ainda na infância, de acordo com Fábio. Já adulto, ele conta que descobriu que era possível comprar itens idênticos aos de verdade, porém, em miniaturas.
Jornalista cria cenas usando fotos em escala 1/50
Fábio Modesto/Arquivo pessoal
“Eu sempre gostei de miniaturas, das coisas muito detalhadas e que parecem muito com a vida real, mas eu não sabia que existia essa possibilidade de colecionar maquinários idênticos aos de verdade. Assim que descobri, renasceu a paixão de infância”, lembra.
“Meu pai sempre me incentivou com essas coisas, desde pequeno. Ele me dava brinquedos desse tipo. Depois, com meus 18 anos, eu cheguei até a tirar carteira de habilitação de veículos pesados, mas segui mesmo a paixão pelas imagens.”
Ele também aplica nas imagens personagens em miniaturas para dar um ar de mais vida
Fábio Modesto/Arquivo pessoal
Hobby internacional
Segundo Fábio, o “mundo das miniaturas” fez com que ele fizesse amizades e, mais do que isso, encontrasse um momento de paz e autoconhecimento. Apesar de não ser um hobby barato, ele afirma que vale a pena o investimento.
“As miniaturas eu não encontro no Brasil, elas vêm de fora, da Europa, dos Estados Unidos, da Grécia, da Itália, são lugares específicos, por isso não é barato. Eu não espero um retorno financeiro, faço por satisfação própria”, explica.
O jornalista se debruçou na coleção e na produção das fotos para valer há um ano. Ele, inclusive, criou um grupo com colecionadores de várias regiões do Brasil e até de outros países. A ideia é trocar conhecimento, técnicas e até miniaturas.
Jornalista produz cenários de obras em miniatura como hobby e se destaca por nível de realismo
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.