• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Decreto cria gabinete de crise e define ações emergenciais para período de chuvas em Limeira


Documento estabelece medidas a serem adotadas, como emitir alertas e remover vítimas. ARQUIVO: Caminhonete no meio de enchente em Limeira, em fevereiro de 2020
Nivaldo Veloz/ Rápido no Ar
Decreto publicado nesta sexta-feira (15) pela Prefeitura de Limeira (SP) define ações preventivas e emergenciais a serem adotadas durante ocorrências envolvendo o período de chuvas na cidade.
A administração cita a implantação de um “programa de atendimento emergencial” para proteção da população em casos de desastres naturais, emergência e calamidades públicas.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O “Programa Preventivo Chuvas de Verão 2024/2025” terá vigência entre 1º de dezembro de 2024 e 31 de março de 2025. Neste período, segundo o decreto, a cidade ficará em “observação permanente devido aos altos índices pluviométricos”. São listados os seguintes objetivos:
Implantar um conjunto de ações de preservação, resposta e recuperação entre todos os órgãos da administração direta e indireta;
Promover o atendimento às ocorrências em caso de emergências, como alagamentos, inundações, enchentes, deslizamentos, rachaduras em imóveis, problemas no trânsito, entre outros;
Manter em estado de alerta as áreas envolvidas para atendimento emergencial;
Remover temporariamente vítimas de enchente e deslizamento;
Prescrever procedimentos visando evitar ou reduzir a perda de vidas humanas e bens materiais de toda a população que habita em áreas de risco.
O documento também detalha que o programa será operado conforme dados de volume de chuvas, previsão meteorológica, observação de campo e de extravasamento de águas pluviais.
ARQUIVO: Motociclista fica ilhado durante enchente na Avenida Campinas, em Limeira, em janeiro de 2024
Professor Berga
Gabinete de crise
Foi criado um gabinete de crise, composto por dois representantes dos seguintes órgãos:
Gabinete do prefeito;
Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil;
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura;
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana;
Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom);
Defesa Civil de Limeira;
Guarda Civil Municipal de Limeira;
Corpo de Bombeiros de Limeira;
Polícia Militar;
Polícia Civil.
O gabinete terá de adotar ações como elaborar um plano de ações e operações de campo, oferecer a infraestrutura e recursos necessários para colocar as medidas em prática, comunicar o prefeito quando houver a necessidade de decretação de situação de emergência ou calamidade pública, solicitar apoio estadual quando for preciso, monitorar dados e emitir alertas.
ARQUIVO: Queda de árvore em Limeira, após chuva em abril de 2023
Wagner Morente/GCM
O documento ainda define a necessidade de garantir a manutenção e recuperação imediata das áreas atingidas por inundações e elenca as ações a serem realizadas:
Sinalizar vias e orientar o trânsito em caso de acidentes;
Drenagem;
Retirada de resíduos sólidos;
Remoção de árvores instáveis;
Restabelecimento da iluminação pública.
Alerta do Inmet
As cidades da região de Piracicaba (SP) estão com alerta para a possibilidade de chuvas intensas entre esta sexta (15) e sábado (16), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) .
As precipitações chegam após a frente fria e a formação dos cavados, correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.