O Grammy Latino reúne artistas de várias nacionalidades na noite desta quinta-feira (14), nos Estados Unidos. E na premiere do evento, diversos representantes brasileiros garantiram prêmios para a música nacional.
Ana Castela, de 20 anos, levou a estatueta de Melhor Álbum de Música Sertaneja com “Boiadeira Internacional”. Ela concorria ao lado de nomes como Lauana Prado, Simone Mendes, Luan Santana e Gusttavo Lima.
Já o cantor Xande de Pilares foi premiado na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode, por “Xande Canta Caetano”. Com esse trabalho, ele também concorre ao prêmio geral de álbum do ano.
O prêmio de “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” ficou com “Mariana e Mestrinho”, de Mariana Aydar e Mestrinho. Já o cantor Thalles Roberto foi premiado na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)”, com “Deixa Vir – Vol II (Ao Vivo)”.
Um grande destaque da premiação foi o cantor Jota.pê, que arrebatou os três prêmios para os quais foi indicado: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação, com “Se Meu Peito Fosse Mundo”, e Melhor Canção em Língua Portuguesa por “Ouro Marrom”.
Também houve homenagem póstuma a Erasmo Carlos, premiado pelo “Melhor Álbum de Rock” por “Erasmo Esteves”. Já Hermeto Pascoal e o Grupo venceram o Melhor Álbum de Jazz com “Pra Você, Ilza”.
O gramofone de “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”, por sua vez, foi para “Cachimbo da Paz 2”, de Gabriel O Pensador, Lulu Santos e Xamã.
Ainda foram premiados Os Garotin, pelo “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” com”Os Garotin de São Gonçalo”, e Hamilton De Holanda & C4 Trío, com o “Melhor Álbum Instrumental” por “Tembla”.