Confusão ocorreu durante justificava de voto a um requerimento feito por um dos parlamentares envolvidos durante sessão no plenário nesta segunda-feira (11). Vereadores trocam ofensas durante sessão na Câmara de Piracicaba
Os vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Laércio Trevisan Júnior (PL) trocaram ofensas e chegaram a se agredir no plenário durante sessão na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (11). Um vídeo reproduzido em redes sociais registrou a confusão. – 📺Assista, acima.
Nas imagens, o vereador Laércio Trevisan chama Pompeo de ‘vagabundo’ após se irritar quando o parlamentar o compara a um cão Pinscher. Depois das ofensas verbais, Trevisan desceu do púlpito e foi em direção a Pompeo. – Veja no vídeo, acima, que circula nas redes sociais.
Outros parlamentares precisam separar os vereadores e a sessão foi suspensa.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
A confusão ocorreu durante justificativa de voto a um requerimento de Gustavo Pompeo que pedia informações detalhadas sobre as obras de troca de pavimento por concreto nas ruas de Piracicaba. A propositura foi aprovada na 68ª Reunião Ordinária no Legislativo.
“No decorrer da discussão, tão logo percebeu o acaloramento das ofensas, o presidente Wagner Oliveira (PSD), o Wagnão, responsável por manter a ordem nos trabalhos, advertiu para que se atentassem ao tema em discussão e pediu decoro aos parlamentares envolvidos, mas devido à resistência de ambos, suspendeu a sessão em respeito aos munícipes”, informou a Câmara em nota enviada ao g1.
Vídeo mostra xingamentos e briga entre vereadores no plenário da Câmara de Piracicaba
Reprodução/Redes Sociais
Procurados pelo g1 nesta terça-feira (12), os vereadores se manifestaram e deram suas versões para o ocorrido. Gustavo Pompeo afirmou que fez um boletim de ocorrência contra Trevisan que, por sua vez, protocolou um ofício na Câmara.
📝Leia, a seguir, as notas enviadas pelos parlamentares, colocadas por ordem alfabética.
Vereador Gustavo Pompeo (Avante)
Rubens Cardia
Gustavo Pompeo
“Ontem, eu fiz um requerimento cobrando a Secretaria de Obras sobre uma obra que se iniciou a 3 meses e está parada. Justifiquei o requerimento e isso deveria ser o assunto. O vereador Trevisan subiu pra justificar o voto dele e, ao invés de justificar, começou a zombar de mim. Eu fiz uma questão de ordem pedindo pra que ele se atentar a justificar o voto dele e não ficar me citando… Isso acontece de forma sucessiva e com várias pessoas. É o modo dele agir em plenário. Virou uma discussão e no final ele desceu da tribuna, correndo em minha direção, se lançou contra mim desferindo soco. Fiz um boletim de ocorrência, estou em contato com advogados pra tomarem todas as medidas cabíveis .Os advogados irão seguir na questão jurídica e eu continuarei cobrando a secretaria de obra pela inoperância”, disse.
Laércio Trevisan
“Enquanto justificava meu voto a um requerimento sobre a situação precária das vias públicas da cidade, abordando problemas de asfalto inacabado e buracos que persistem há mais de três meses. Em minha fala, destaquei a falta de planejamento e a má gestão do atual governo municipal. Ao longo de meu pronunciamento, no uso legítimo de minhas prerrogativas constitucionais e regimentais, fui interrompido repetidas vezes pelo Vereador Gustavo Pompeu, que, além de ofender minha honra, proferiu inverdades e utilizou expressões pejorativas como “Pinscher”, tentando desmerecer minha postura de maneira ofensiva. Em seguida, o Vereador Pompeu ultrapassou os limites do debate democrático e partiu para ataques pessoais, incluindo comentários depreciativos contra um familiar meu, utilizando palavras de baixo calão. Essas atitudes são inadmissíveis, desrespeitosas e configuram um claro ultraje, além de serem moralmente ofensivas e injustas. Diante dessa situação, senti-me compelido a repudiar veementemente o comportamento do Vereador Pompeu, uma postura que considero desrespeitosa e contrária ao decoro parlamentar que todos devemos zelar. Em especial, lamento que tais atitudes venham de um membro da Mesa Diretora da Câmara, a apenas 49 dias da eleição para a renovação da mesma. Acredito que a Câmara Municipal deve ser um espaço de respeito, debate saudável e conduta ética, sendo nosso dever oferecer o exemplo para a população de Piracicaba”, disse.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba