A trajetória de Mariana Alves Cândido sempre foi marcada por muitos desafios e pela certeza de que a música faria parte da sua vida. Desde criança teve afinidade com instrumentos musicais e, aos 11 anos, já sabia que queria ser DJ. Quase uma década depois, hoje, ela é aluna do curso de Música na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e segue em busca do sonho de tornar o amor pela música uma profissão.
Mariana nasceu com deficiência visual, mas a cegueira nunca foi empecilho. Com a ajuda da família, dos colegas e dos professores ela cursa o 4º período dos cursos de bacharelado e licenciatura em Música.
“A música está na minha vida desde sempre. Eu fui aluna do Colégio de Aplicação da Univali desde a Educação Infantil e tive professores maravilhosos que me fizeram ter certeza dessa escolha. Por meio da música eu conheço pessoas, diferentes instrumentos e novas culturas. Realizar o sonho de fazer essa graduação está sendo transformador pra mim”.
Assim como Mariana, milhares de catarinenses têm, desde 2023, a oportunidade de ingressar no ensino superior com bolsas de estudo de 100%. O programa Universidade Gratuita, implantado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, deverá investir mais 1 bilhão de reais até 2026 e beneficiar cerca de 70 mil pessoas de todas as regiões do Estado.
“O programa Universidade Gratuita é um marco na educação de Santa Catarina. É um grande movimento em prol da democratização do ensino superior no Estado e o maior programa estadual de formação superior do Brasil. Iniciativas como essa, de fato, transformam vidas e impactam a realidade de muitas pessoas”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
É o caso de Jaqueline Espíndola, acadêmica do 6º período do curso de Direito. Mãe de três filhos, encontrou na educação o caminho para mudar uma realidade que nem sempre foi fácil.
“Eu nunca imaginei que algum dia eu pudesse fazer um curso superior. Hoje, mesmo com todas as dificuldades que precisei enfrentar, tenho certeza que foi a melhor decisão da minha vida. Foi uma escolha que mudou a minha realidade e que irá, consequentemente, abrir os caminhos para que os meus filhos também queiram estudar. Eu conheci um outro mundo por meio da educação e é esse futuro que eu gostaria que eles também seguissem. O programa Universidade Gratuita nos dá essa oportunidade”.
Desde a implantação do programa, a Univali já teve cerca de 4.500 acadêmicos contemplados. O processo de concessão ou renovação das bolsas de estudo é feito todos os semestres. O programa beneficia estudantes nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no Estado há pelo menos 5 anos.
A classificação dos estudantes é feita exclusivamente com base no índice de carência e é preciso estar matriculado em um curso de graduação para concorrer ao benefício.
“Nós já conseguimos perceber muitas realidades sendo impactadas pelo programa Universidade Gratuita. Antes, alguns alunos até conseguiam ingressar no ensino superior por meio de uma bolsa parcial, mas, para muitos, ainda não era a solução. Então, para esse público, o programa abriu por completo as portas das universidades para que elas se tornassem um lugar de todos. O programa propõe ainda um círculo virtuoso muito interessante, em que o estudante se forma e todo o conhecimento adquirido é devolvido para a sociedade em forma de contrapartida. Tem sido emocionante acompanhar de perto tantas vidas sendo impactadas”, complementa a coordenadora de Atenção ao Estudante da Univali, Fátima Catarina Barbi.
A Univali está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025. Os editais com todas as informações sobre os processos seletivos estão disponíveis em www.univali.br/formasdeingresso.