Famoso antioxidante e anti-inflamatório, o gengibre tem um gosto marcante e por vezes ardido, o que pode causar dúvidas quanto aos seus reais benefícios para o intestino. Afinal, seria um vilão ou mocinho?
Buscando elucidar todas as dúvidas, a nutricionista Patrícia Leite detalhou todos os benefícios dessa raiz poderosa. O gengibre não costuma ser prejudicial, ainda que em algumas pessoas provoque uma sensação de queimação quando ingerido.
Entre os benefícios mais conhecidos do gengibre está o emagrecimento, alívio de azia e gases intestinais, prevenção do diabete, além de combater náuseas e vômito e o tratamento de gastrite.
Veja os benefícios o gengibre
Emagrecer
Rico em gingerol, composto bioativo com propriedades termogênicas, que acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura corporal, promovendo o emagrecimento.
Alívio da azia e gases intestinais
O chogaol, o gingerol e a zingerona, são compostos bioativos presentes no gengibre que contém propriedades anti-inflamatórias, carminativas e antieméticas.
Essas substâncias relaxam a musculatura do estômago e intestino e diminuem a acidez, por isso, esse elixir da culinária asiática também uma boa opção para combater a azia e gases intestinais.
Previne a diabetes
Por conter zingibereno, gingerol e curcumeno, que são compostos fenólicos com potente ação antioxidante, a erva auxilia na proteção das células do pâncreas contra os radicais livres. Dessa forma, o gengibre ajuda a manter os níveis adequados de insulina.
Combate náuseas e vômitos
As propriedades antieméticas do gengibre aumentam o esvaziamento do estômago, melhorando náuseas e vômitos que podem acontecer durante a gravidez, ou como efeito colateral em tratamentos de quimioterapia.
Trata gastrite e refluxo
O gengibre é um potente antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a combater inflamações no estômago, que geralmente causam gastrite e úlceras.
Ademais, esse ingrediente possui propriedades antieméticas que facilitam o esvaziamento do estômago e prevenindo, assim, o refluxo e a má digestão.
Chá de gengibre: poderosa ação anti-inflamatória
Entre todos os benefícios para a saúde, o chá de gengibre é uma delícia que pode ser tomada a qualquer hora. O ideal é tomar ainda bem quentinho para o sabor ficar ainda mais marcante.
Ingredientes
- 2 a 3 cm de gengibre fresco
- 180 ml de água
- Mel a gosto
Coloque de 2 a 3 cm de gengibre fresco em uma panela com 180 ml de água e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Outras formas de preparar o chá consistem em misturar 1 colher de sopa de gengibre em pó com 1 litro de água fervente ou colocar 1 colher de sopa de gengibre ralado em 1 xícara de água fervente por 5 minutos. A bebida pode ser adoçada com mel.