Instalação de novo sistema elétrico faz parte do programa “CPFL nos Hospitais”. Complexo Hospitalar da Zona Noroeste recebe 452 painéis solares
Divulgação/Prefeitura de Santos
O Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, em Santos, no litoral de São Paulo, conta com um novo sistema elétrico baseado em energia solar composto por 452 painéis fotovoltaicos. A iniciativa faz parte do programa “CPFL nos Hospitais”, da Companhia Piratininga de Força e Energia (CPFL).
De acordo com a CPFL, os painéis têm capacidade de geração de 201,14 kWp, o suficiente para abastecer aproximadamente 90 residências por mês. Com o projeto, a companhia estima uma redução de aproximadamente 30% no consumo atual de energia elétrica do hospital.
Os trabalhos começaram em 2023 e foram concluídos em 16 de outubro. Porém, segundo a CPFL, nos primeiros seis meses após a instalação, o sistema solar ainda não será capaz de gerar toda a energia necessária para o funcionamento do hospital, com a substituição da energia convencional acontecendo de forma gradual.
Programa
O programa “CPFL nos Hospitais” foi lançado em 2019 e contempla unidades de saúde públicas e filantrópicas em cidades onde a companhia possui concessão. Ele é financiado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sem custos para as prefeituras.
Em nota, a CPFL informou que hospitais como o Guilherme Álvaro, UPA Central, UPA Zona Leste e UPA Zona Noroeste, entre outros da área de concessão, serão beneficiados, embora ainda não haja uma data prevista para as obras nesses locais.
Sustentabilidade
O PEE, que visa incentivar a adoção de tecnologias e práticas que aumentem a eficiência energética, busca contribuir para a redução de custos, aumentar a eficiência operacional e promover a sustentabilidade.
A CPFL estima que, com a instalação do novo sistema no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, cerca de 8,26 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas anualmente, o que equivale ao plantio de 50 árvores.