Uma operação realizada na manhã desta sexta-feira (8) fechou galerias irregulares no Rio Mathias em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A ação aconteceu na rua Otto Boehm.
Segundo a prefeitura de Joinville, as galerias foram instaladas em um trecho de 17 metros. A obra ilegal descumpria a determinação de liberação junto aos órgãos competentes e usava tubulação inferor ao segmento.
Por conta do afunilamento causado pela tubulação menor, a água era represada e, consequentemente, aumentava a mancha de inundação na região. A situação pode configurar crime ambiental.
Denúncia revelou irregularidade no Rio Mathias
Uma denúncia feita por um morador da região levou à investigação que resultou no fechamento da galeria. A obra foi embargada e vinha sendo acompanhada, também, pelo Ministério Público de Santa Catarina.
Durante fiscalização no dia 25 de outubro, foi constatada a falta de licença ambiental ou alvará, levando à interdição imediata da obra. A determinação foi descumprida, levando o município a tomar a decisão de retirar a galeria e restabelecer o leito do Rio Mathias na região.
Capacidade de vazão no Rio Mathias é prejudicada por galeria irregular
As galerias instaladas na região do Rio Mathias, com dimensões de 3,4 x 2,0 metros, têm capacidade para escoar até 62,56 metros cúbicos de água por segundo. No entanto, as galerias construídas sem a devida autorização dos órgãos ambientais são menores, com dimensões de 2,0 x 2,0 metros, e permitem o escoamento de apenas 29,98 metros cúbicos por segundo.
Essa redução no tamanho das galerias compromete significativamente a capacidade de drenagem da área. A diminuição da vazão pode ser de até 109%, o que representa uma queda drástica no escoamento da água. Esse impacto eleva o risco de alagamentos, que já são um problema recorrente na região, conhecida por sofrer com inundações frequentes.