• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Com 29 mortes registradas em 2024, Bauru promove Dia ‘D’ de prevenção ao câncer de próstata neste sábado


Ações fazem parte da Campanha Novembro Azul, voltada para homens com mais de 45 anos. Mês de novembro é lembrado como alusão à prevenção do câncer de próstata, tipo de neoplasia mais comum identificada nos homens
shutterstock
A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) realiza, neste sábado (9), o Dia “D” de combate ao câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre os homens e que já vitimou 29 pessoas em 2024 na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A ação, voltada para homens com mais de 45 anos, será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), das 9h às 16h, com serviços como:
Realização de exame de PSA;
Rastreamento e coleta de exames para diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares;
Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
Aferição de pressão arterial, glicemia e atualização da carteira de vacinação;
Encaminhamento para avaliação especializada, caso necessário.
Câncer de próstata
A próstata fica na pélvis, abaixo da bexiga. Ela envolve a uretra – o tubo que leva a urina para fora do corpo através do pênis. O câncer é o crescimento celular anormal e descontrolado, mas, na próstata, geralmente se desenvolve lentamente.
Sintomas do câncer de próstata são em sua maioria problemas urinários
Reprodução/TV Globo
Os sinais ou sintomas podem não se manifestar por anos, e alguns pacientes nunca desenvolvem nenhum problema. Em outros, o câncer pode ser agressivo e mortal.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Os sintomas mais comuns da doença são:
Necessidade de urinar com mais frequência, particularmente à noite;
Dificuldade em começar a urinar;
Fluxo fraco e demorado;
Sangue na urina ou sêmen.
Mortes por câncer de próstata crescem em São Paulo
Esses sintomas também podem ser causados ​​por outras doenças, mas é importante que qualquer alteração seja verificada por um médico.
Os especialistas fazem um diagnóstico com base em vários fatores. Isso pode incluir um exame de sangue do antígeno específico da próstata (PSA), de toque, e a biópsia, que envolve a coleta de uma pequena amostra de tecido para ser examinado no laboratório.
Alguns cânceres de próstata podem ser curados com tratamentos como cirurgia e radioterapia. A terapia hormonal também pode retardar o crescimento.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.