O veículo ainda não está sendo produzido em série, mas modelos testes já estão rodando. Para evitar vazamentos de imagens do novo SUV, poucos funcionários da fábrica podem ver o carro. Os veículos são lacrados, sem permissão para fotos e há guardas fazendo a segurança do galpão. Veja o que se sabe sobre a produção do Volkswagen Tera, novo SUV que será produzido em Taubaté, SP
Reprodução
O Volkswagen Tera, novo SUV da montadora alemã que foi 100% desenvolvido no Brasil e que será produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, pouco a pouco está sendo conhecido pelo público.
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Em setembro, algumas imagens foram reveladas pela Volks em uma ação no Rock In Rio. Depois, nesta semana, o nome do veículo foi anunciado pela empresa. E, nos últimos dias, o novo SUV foi visto por moradores com adesivagem camuflada, fazendo testes pelas ruas da região central de Taubaté.
O g1 apurou que, até o momento, o carro não está sendo produzido em série. Há apenas cerca de dez carros do novo modelo fabricados, sendo testados antes da produção em massa ter início.
Para evitar o vazamento de imagens mostrando como é o novo modelo, a montadora alemã tem tomado algumas medidas de precaução.
Diante dessas medidas, o g1 apurou que a maioria dos funcionários da produção de linha ainda não puderam ver o carro. E, os poucos funcionários que tiveram acesso ao veículo, não podem tirar fotos.
Os carros são lacrados. Quando o novo SUV roda na linha para testes, é somente no horário de almoço dos trabalhadores e acompanhado por uma equipe de segurança patrimonial, que garante o sigilo da operação.
No momento dos testes, os funcionários na linha de produção são orientados a colocar um selo no celular, como medida extra de segurança para evitar o vazamento de imagens.
VW Tera foi o nome escolhido pela Volskwagen para o novo SUV que será fabricado em Taubaté, SP
Divulgação/Volkswagen
Após os testes, os carros ficam em um galpão, onde os veículos com sigilo são armazenados. Poucas pessoas têm acesso ao local.
A expectativa é que em 2025 o veículo já esteja sendo comercializado. O g1 acionou a Volkswagen, mas a empresa não quis comentar o assunto.
Ao g1, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, que representa os trabalhadores da fábrica, confirmou que o novo carro será lançado no mercado em 2025 e que pelo menos 100 vagas de emprego foram abertas na Volks para dar conta da demanda. As contratações foram efetivadas em janeiro deste ano.
Segundo o sindicato, além do VW Tera, o Polo Track continuará a ser um modelo integrado ao sistema produtivo da fábrica de Taubaté, assim como os outros modelos da família Polo.
De acordo com o órgão, a produção do VW Tera é resultado de um acordo coletivo de trabalho firmado entre o Sindicato e a empresa em novembro do ano passado.
Além do novo produto, o acordo firmado pelo sindicato prevê estabilidade nos empregos na fábrica até 2028, cláusulas para valorização da PPR (Programa de Participação nos Resultados), do piso salarial e da data-base, com a implantação de um novo vale-alimentação para os trabalhadores.
VW Tera foi o nome escolhido pela Volskwagen para o novo SUV que será fabricado em Taubaté, SP
Divulgação/Volkswagen
Nome e veículo camuflado
A Volkswagen anunciou na última segunda-feira (4) o nome do novo carro 100% desenvolvido no Brasil e que integrará a linha da montadora a partir de 2025: o novo veículo se chamará VW Tera.
Segundo a montadora, o nome com quatro letras “retoma a tradição de SUVs da marca com a letra ‘T'” e tem nome inspirado na tecnologia. A Volkswagen tem outros tipos de SUVs que começam com a letra, como, por exemplo, o T-Cross, o Taos e o Tiguan.
No Rock in Rio deste ano, a Volkswagen já havia revelado ao público alguns detalhes do SUV que será fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo. Um estande foi colocado à mostra para que o público pudesse ver faróis, lanternas e silhueta do carro.
Volkswagen anuncia nome do novo SUV desenvolvido 100% no Brasil
E em Taubaté, cidade onde fica a fábrica da Volks, um morador flagrou, no último sábado (2), o possível Tera em testes.
O registro foi feito pelo jornalista Lucas Nascimento, na Rua Armando Salles de Oliveira, na região central da cidade (veja o vídeo abaixo).
Na imagem é possível ver outros dois modelos já revelados pela montadora: o Virtus Exclusive e o Nivus GTS. O carro camuflado é o último a passar pela rua.
Camuflado, novo SUV da Volkswagen é flagrado circulando pela região central de Taubaté
Fabricação
Em agosto deste ano, a Volks anunciou que a unidade da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo, irá produzir o novo modelo de veículo que foi 100% desenvolvido no Brasil.
Em Taubaté, até o momento, são fabricados o Polo Track e Novo Polo. A Volks ainda não informou quando deve iniciar a fabricação.
O anúncio sobre o novo modelo de veículo a ser produzido em Taubaté ocorreu durante um evento em São Bernardo do Campo, no qual a montadora informou que vai destinar R$ 13 bilhões em investimentos para suas três unidades no estado de São Paulo – Taubaté, São Bernardo do Campo e São Carlos.
O valor representa 81,25% dos R$ 16 bilhões anunciados pela montadora em seu último ciclo de aportes. De acordo com Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, o dinheiro chega para que as plantas de São Paulo recebam projetos inéditos e com foco em descarbonização. O investimento marca a chegada dos primeiros eletrificados nacionais da montadora.
A Volkswagen também terá uma nova plataforma, chamada MQB Hybrid. A plataforma é uma base de construção para o carro, e a novidade é que essa permite que a montadora explore as tecnologias de um híbrido leve, híbrida tradicional ou até plug-in.
A nova base é uma evolução da plataforma MQB, já utilizada pela Volkswagen há mais de 10 anos em carros como os SUVs Taos e T-Cross, os sedans Jetta e Virtus, além de Polo e Nivus.
A Volkswagen anunciou o segundo maior investimento entre as montadoras, atrás apenas dos R$ 30 bilhões da Stellantis. Foram duas fases, em que o primeiro foi de R$ 7 bilhões divulgados em 2020 e, neste ano, outro de R$ 9 bilhões, totalizando R$ 16 bilhões para todo o país.
Clique aqui para saber mais sobre o anúncio de investimento da Volks nas fábricas do Brasil.
Estado libera crédito de R$ 1 bi para a Volks
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