Esta última semana tem sido marcada por fortes chuvas em todas as regiões de Santa Catarina. Na segunda-feira (4), a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí registraram volume de chuvas superiores ao previsto para o mês de novembro inteiro. Desde terça-feira (5), outras regiões têm enfrentado temporais, alagamentos e deslizamentos em algumas áreas.
Registros de alagamentos e deslizamentos nesta semana em SC
Grande Florianópolis
Com volume de 180 mm previsto para o mês de novembro, quatro municípios da região ultrapassaram esse volume somente entre sábado (2) e segunda-feira (4):
- São Pedro de Alcântara: 235 mm
- Antônio Carlos: 227 mm
- Santo Amaro da Imperatriz: 191,4 mm
- Palhoça: 191 mm
Na segunda-feira (4), três pessoas ficaram ilhadas sobre o teto de um veículo em Palhoça e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Já em Santo Amaro da Imperatriz, os alagamentos deixaram ilhadas cerca de 70 famílias do bairro Sul do Rio, que não puderam sair do local em veículos devido ao Rio Cubatão ter enchido e bloqueado o único acesso a carros.
Norte e Vale do Itajaí
- O túnel do bairro São Roque, em Itajaí, ficou submerso por conta do alagamento causado pela chuva torrencial que atingiu a cidade;
- Os bairros Centro e São João, em Itajaí, também sofreram com alagamentos. No Monte Alegre, em Camboriú, foram registrados deslizamentos;
- Em Corupá, as aulas foram canceladas nesta quinta-feira (7);
- Em Schroeder, um córrego transbordou e invadiu uma residência;
- Em São Bento do Sul, um deslizamento atingiu uma casa com família de cinco pessoas;
- Jaraguá do Sul registrou alagamentos, deslizamentos, quedas de árvore e entupimento de drenagem. No Parque de Eventos, localizado na Barra do Rio Molha, a chuva alagou a área de roda-gigante montada para a 34ª Schützenfest.
Sul
- Em Criciúma, o teto de um posto de combustível desabou durante uma tempestade na última terça-feira (5);
- As cidades de Jacinto Machado, Meleiro e Timbé do Sul enfrentaram interrupções momentâneas em vias, que foram restabelecidas após algumas horas;
- Também em Jacinto Machado, uma ponte sobre o Rio Pinheirinho sofreu um rompimento parcial, e os danos ainda estão sendo avaliados pelas autoridades locais. Quatro homens precisaram ser resgatados após ficarem ilhados na cabeceira da ponte.
Oeste e Meio-Oeste
- Em Chapecó, diversos motoristas ficaram ilhados nesta quinta-feira (7). Os alagamentos atingiram em diversos bairros e obrigou motoristas a deixarem seus carros no meio da enchente;
- Em Abelardo Luz, um silo de grãos foi derrubado após chuvas intensas e rajadas de vento na cidade;
- No trecho entre Bom Jesus e Ipuaçu, um deslizamento de terras de lavoura às margens da SC-480 bloqueou a rodovia;
- Itapiranga registrou alagamentos na área central da cidade;
- O município de São Domingos decretou situação de emergência após estragos causados pelas chuvas. Um grupo de 16 pessoas e animais precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros na cidade.
Previsão para os próximos dias
O fim das chuvas e a volta dos dias ensolarados em Santa Catarina estão marcados para este sábado (9). Durante o fim de semana, uma massa de ar seco vai garantir que o tempo firme se estenda até pelo menos segunda-feira (11).