Uma reviravolta inesperada e registrada pela Nasa mostra o momento exato em que o Sol engole um cometa, intitulado como C/2024 S1. Por isso, se você estava aguardando o cometa de Halloween, um dos eventos mais esperados do final de outubro, ele foi ingerido pela maior estrela do Sistema Solar.
Um cometa é definido pela Sociedade Espanhola de Astronomia como “um corpo pequeno, com alguns metros até alguns quilômetros de diâmetro, composto de gelo e silicatos, basicamente uma grande bola de gelo sujo”.
Suas órbitas são alongadas, o que os torna fenômenos celestes raros e fascinantes.
Descoberto em setembro com um telescópio no Havaí, nos Estados Unidos, o cometa Halloween ou ATLAS, como também é chamado, estava previsto para ser visível aos astrônomos amadores entre 29 e 31 de outubro.
Mas, quando todos aguardavam ansiosos, a Nasa anunciou uma notícia decepcionante: o cometa se desintegrou ao passar muito perto do Sol.
Momento em que o Sol engole um cometa
A Nasa, em parceria com a Agência Espacial Europeia, monitorou o cometa com a sonda espacial Soho. Em um ponto crítico, o cometa simplesmente desapareceu, tendo se fragmentado devido ao intenso calor solar.
Assim como o personagem mitológico Ícaro, que voou perto demais do Sol, o cometa C/2024 S1 ATLAS não resistiu à proximidade e se desfez em pedaços.
Segundo a NASA, o cometa atingiu seu periélio — ponto mais próximo do Sol — em 28 de outubro, às 7h30, chegando a menos de 1% da distância entre a Terra e o Sol, o que o fez vaporizar completamente.
Veja momento em que Sol engole um cometa
Wheeeeee!
ESA/NASA’s Sun-watching SOHO spacecraft spied comet C/2024 S1 ATLAS (entering from bottom right) as it darted toward the Sun.
The comet reached its perihelion, or closest approach of the Sun, today at 7:30am ET. pic.twitter.com/T7kvthWOPe
— NASA Sun & Space (@NASASun) October 28, 2024