O orégano é um tempero muito popular que, além de realçar o sabor dos pratos, oferece múltiplos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção da artrite e a redução de cãibras musculares.
Segundo o Medical News Today, o orégano tem propriedades anti-inflamatórias, essenciais para combater doenças como a artrite. Outros compostos ativos, como o timol e o ácido rosmarínico, também podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
A especiaria pode ser uma boa aliada para quem sofre com condições autoimunes e artrite reumatoide, pois a inflamação é um fator central no avanço dessas doenças.
Além de suas propriedades anti-inflamatórias, o orégano pode ser eficaz na prevenção e alívio de cãibras. Isso porque componentes antioxidantes, como o carvacrol, ajudam a regular as contração muscular e a melhorar a circulação sanguínea, o que pode diminuir a frequência e a severidade das cãibras, especialmente em pessoas fisicamente ativas.
Os antioxidantes do orégano são fundamentais para combater o estresse oxidativo no corpo, um fator que contribui para o desenvolvimento de diversas doenças, incluindo diabetes e certos tipos de câncer.
Os benefícios continuam, aponta o período especialista em saúde, e ainda auxiliam a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo indicada para pessoas com diabetes tipo 2.
Como usar orégano na dieta para evitar a artrite:
- Acrescente-o em molhos para salada;
- Use como tempero em molhos para massas e pizzas;
- Polvilhe orégano em carnes e vegetais assados;
- Pode ser usado como infusão para chás.