• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Gabinete de crise é instalado após famílias, animais e plantações serem afetados por incêndio florestal em Belém


Moradores da região afirmam que fumaça densa tem prejudicado a respiração, animais já foram encontrados carbonizados e plantações foram destruídas, afetando produtores rurais. Gabinete de crise é instalado após famílias, animais e plantações serem afetados por incêndio florestal em Belém
Alberto Albernaz/TV Liberal
Diante dos inúmeros incêndios que vem afetando famílias, animais e plantações próximo a região de Mosqueiro, em Belém, a Prefeitura da capital paraense resolveu instalar um gabinete de crise para atuar no caso que agora é considerado incêndio florestal.
Para atuar na região serão direcionados trabalhadores que devem monusear duas pás mecânicas e dois carros-pipa com capacidade de 12 mil litros cada com o intuito de isolar as chamas e reforçar o equipamento do Corpo de Bombeiros no combate ao fogo.
Além disso, junto a Secretaria Municipal de Saúde foi dado o alerta para o atendimento de saúde no Hospital de Mosqueiro para atendimento de pacientes prejudicados pela fumaça.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Saúde, animais mortos e plantações destruídas
Preguiça é resgatada de incêndio, recebe água e depois é solta em região de mata na Grande Belém
Reprodução/Redes Sociais
As chamas destruíram uma casa no dia 19 de abril em uma comunidade próximo a região e o incêndio ameaça alcançar mais residências também em Nova Esperança, localizadas na área rural da PA-391, próximo ao pórtico de entrada de Mosqueiro.
Na última segunda-feira (5) uma preguiça foi resgatada por moradores da região que a ofereceram água e depois a soltaram em uma área segura sem focos de chamas.
Outros animais não tiveram a mesma sorte e acabaram morrendo com as chamas. Além disso, um açaizal e outras plantações também já foram afetadas, causando prejuízos aos trabalhadores rurais.
Entre as preocupações dos moradores está ainda a forte fumaça e densa que vem prejudicando a saúde de muitas famílias, algumas delas chegaram a relatar que precisaram de atendimento médico por conta péssima qualidade do ar.
Segundo a Prefeitura de Belém, o gabinete de crise está sob a coordenação da Defesa Civil Municipal, que junto à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) devem chamar atenção da população afetada pela fumaça para que possam buscar atendimento no Hospital de Mosqueiro.
Combate as chamas
Prefeitura de Belém instala gabinete de crime após incêndios em Mosqueiro
A Defesa Civil informou que está coordenando, articulando e gerenciando ações no local e que deve acompanhar, diariamente, o trabalho do Corpo de Bombeiros para conter o fogo.
Existe uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar na região, mas a segundo a Defesa Civil, houve um pedido de reforços para homens do Corpo de Bombeiros de Marituba e do grupamento que integra a “Operação Fênix”, responsável pelo combate a incêndios florestais.
A Secretária de Meio Ambiente de Belém (Semma) informou que vai emitir um relatório para dimensionar a extensão do dano ambiental.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará detalhou que cinco equipes, cada uma com 20 militares, do 20° Grupamento de Bombeiro Militar do distrito, viaturas e embarcações de Santa Izabel, de Ananindeua e do Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) estão atendendo as ocorrências de incêndios florestais em Mosqueiro.
Em nota, a Polícia Civil informou que investiga os incêndios por meio da Seccional de Mosqueiro e que testemunhas são ouvidas para auxiliar nas investigações.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.