Graças aos seus compostos ativos, algumas ervas têm potenciais medicinais que ajudam no tratamento de uma série de doenças. Contudo, esses mesmos ativos também podem ser favoráveis para quem está na busca pela perda de peso.
Quando usadas em infusões, as ervas podem ajudar a acelerar o metabolismo, melhorar a digestão e, indiretamente, contribuir para a queima de calorias, inclusive durante a noite.
Vale ressaltar que os chás são eficazes apenas quando aliados a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida ativo.
8 chás que ajudam a queimar calorias:
- Chá verde: Rico em catequinas e cafeína, o chá verde pode aumentar o metabolismo e ajudar na queima de gordura. É melhor consumi-lo até o fim da tarde para não atrapalhar o sono.
- Chá de hibisco: Ajuda na digestão e tem efeito diurético, o que pode reduzir o inchaço e ajudar no controle de peso. Não contém cafeína, então é ótimo para a noite.
- Chá de gengibre: O gengibre tem efeito termogênico, ajudando o corpo a gastar mais calorias. Consumir uma xícara morna à noite pode facilitar a digestão sem interferir no sono.
- Chá de canela: A canela também é termogênica e pode ajudar a manter o metabolismo acelerado, mesmo enquanto dorme. É relaxante e tem um sabor naturalmente doce.
- Chá de camomila: Embora não seja diretamente termogênico, a camomila ajuda a melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse, o que, indiretamente, favorece a perda de peso.
- Chá de erva-cidreira: Relaxante e digestivo, a erva-cidreira ajuda a combater o inchaço, o que pode contribuir para uma sensação de leveza e uma melhor digestão.
- Chá de menta (hortelã): Além de ajudar na digestão, o chá de hortelã tem um efeito calmante que pode melhorar a qualidade do sono e facilitar a metabolização dos alimentos durante a noite.
- Chá de rooibos: Sem cafeína, o rooibos contém antioxidantes que auxiliam na queima de gordura e no combate ao estresse, favorecendo um sono reparador e saudável.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.