A partir desta quarta-feira (6), está liberado permanentemente a circulação de táxis com passageiros nos corredores de ônibus em Blumenau. Ao longo do mês de outubro, durante a 39ª Oktoberfest Blumenau, a medida foi testada, sendo aprovada após resultados positivos.
Em entrevista para a NDTV, o secretário de Trânsito e Transportes do município, Fábio Campos, falou sobre a assinatura do decreto que permite a nova medida. Ele salientou que a circulação dos táxis nas faixas de ônibus só é permitida caso o veículo esteja com passageiro.
Durante a realização da maior festa alemã das Américas, em que houve uma grande movimentação no tráfego da cidade, foi realizado um experimento para conferir se a medida funcionaria.
“O teste foi positivo, não houve nenhum incidente, nenhuma falha com o transporte público e isso credenciou o uso do táxi nas faixas exclusivas de ônibus”, informou o secretário.
Como funciona fiscalização dos táxis nas faixas exclusivas de ônibus
Conforme Campos, os táxis são fiscalizados por meio das câmeras de monitoramento e pelos agentes de trânsito na via pública, para ter certeza que eles estão respeitando as regras, como só transitar na faixa exclusiva caso esteja com um passageiro no veículo.
“O táxi que tem dentro de seu veículo um passageiro, a luzinha sobre o teto fica apagada. Esse é um dos sinais que a gente acaba fiscalizando para saber se tem alguém dentro do veículo ou não”.
Em relação às infrações de trânsito, o secretário comentou que o táxi acabou controlando os demais motoristas em alguns trechos, em que é permitido que outros veículos circulem para mudança de faixa ou em cruzamentos.
“Nem todos os táxis utilizam a faixa de ônibus ao mesmo tempo. Inclusive, alguns táxis pouco usaram a faixa, porque eles entenderam que vão usá-la quando realmente for necessário. Então ficou bem claro, a gente conversou muito bem hoje com os taxistas e ficou alinhado. O prefeito assinou o decreto definitivo e vamos continuar monitorando para que isso continue da forma que até agora chegou”, concluiu.
O secretário ainda ressaltou que o corredor de ônibus na Rua 2 de Setembro, no entanto, não poderá ser utilizado devido ao contrafluxo da via, e não será permitida a ultrapassagem dentro desse.