Unidade é a única em Alagoas a oferecer tratamento especializado para crianças e adolescentes com câncer O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Humberto Gomes de Melo, recebeu o senador Rodrigo Cunha, para uma visita à Oncologia Pediátrica da instituição. O parlamentar conheceu de perto o trabalho realizado pelas equipes multidisciplinares da Santa Casa Farol e aproveitou para conversar com pacientes e seus acompanhantes.
“A visita se deu em um momento crítico em que a instituição assumiu a responsabilidade de atender pacientes oriundos do Hospital Veredas devido à necessidade emergente de suporte. Vale ressaltar que o senador Rodrigo Cunha é o parlamentar que mais destinou recursos à Santa Casa ao longo dos seus 173 anos de história”, disse o provedor.
Minuto Santa Casa
Santa Casa de Maceió
Entre 2020 e 2022, o parlamentar destinou à instituição recursos, via emenda, que foram investidos na compra de equipamentos, materiais e no upgrade (melhoria) do Acelerador Linear, bem como na concretização de projetos como o da radiocirurgia e da endoscopia. Já em 2024, Cunha liberou R$9 milhões de reais que serão utilizados para a execução de necessidades assistenciais apontadas pela Secretaria de Saúde de Maceió, entre elas, cirurgias de reconstrução de mama (oncoplastia).
“É importante que todo alagoano saiba que a Santa Casa é a nossa referência também em oncologia infantil. Não se encontra algo semelhante no nosso estado. Ao destinar recursos para o hospital, sei que eles serão utilizados de maneira eficiente, que irão diretamente para a fonte. Então, quando se olha para uma criança que precisa de um tratamento de câncer, sabemos que ao chegar à Santa Casa vai ter todas as condições para melhorar de vida”, destacou Rodrigo Cunha.
Minuto Santa Casa
Santa Casa de Maceió
Atualmente, a Santa Casa de Maceió é a única instituição a oferecer tratamento especializado em oncologia pediátrica em Alagoas. “O senador é alguém que sempre se interessou pela causa da oncologia como um todo, especialmente a oncologia pediátrica. Durante sua visita, ele pôde ver o trabalho que é realizado pela instituição, e o tanto de acolhimento que damos às famílias e pacientes. Ele pôde perceber que necessitamos de colaboração para manter a qualidade no atendimento de um número tão grande de pacientes que temos aqui”, finalizou Alessandra Lamenha, coordenadora da Oncologia Pediátrica da instituição.
SOBRE – A Oncologia Pediátrica da Santa Casa Farol conta com 11 leitos, sendo nove para o SUS e dois apartamentos para convênios. Os destaques são o conforto e a decoração com motivos infantis, além da dedicação e competência do corpo clínico e equipe multidisciplinar como nutricionista, psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros.
Minuto Santa Casa
Santa Casa de Maceió
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874