O vinagre de maçã não serve apenas como um tempero. É um ingrediente muito valorizado para desintoxicar o fígado, purificar o organismo, entre outros usos benéficos para a saúde. Seu principal componente é o ácido acético, uma substância formada após a segunda fermentação e considerada seu principal ativo.
Nutrientes do vinagre de maçã
Segundo o site MedlinePlus, o vinagre de maçã contém ácido acético e nutrientes como vitaminas B e C. Também possui potássio, sódio, antioxidantes e é muito baixo em calorias.
Outro de seus compostos fundamentais, é a pectina. Essa fibra solúvel reduz a absorção de carboidratos, aumenta a saciedade, auxilia na perda de peso, ajuda a controlar picos de glicemia e favorece uma boa digestão.
Desintoxicação do fígado
Devido a suas funções desintoxicantes, o vinagre de maçã ajuda a desintoxicar o fígado naturalmente. Também pode ser útil em casos de digestão difícil, intolerância a certos medicamentos ou até mesmo em situações de cansaço inexplicável.
Além disso, algumas fontes sugerem que o vinagre de maçã pode ajudar a equilibrar o pH do estômago e aliviar sintomas de refluxo gastroesofágico, como azia e sensação de queimação.
Para consumir, a recomendação é diluir uma colher de sopa em um copo de água e beber a mistura diariamente pela manhã.
Esses tratamentos são possivelmente seguros quando feitos a curto prazo. Contudo, o consumo em grandes quantidades e por longos períodos pode causar efeitos colaterais, como a redução dos níveis de potássio.
*Essas informações não substituem orientações médicas. Em situações específicas, é sempre melhor consultar um profissional de saúde.