A empresa tem até o próximo dia 21 de novembro para pagar ou recorrer na Justiça. Vista do terminal de ônibus de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, que segue sem energia na madrugada desta segunda-feira
LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
O Procon- SP multou em R$ 13, 3 milhões a concessionária Enel pelo apagão em outubro deste ano, quando milhares de moradores ficaram mais de 6 dias sem energia na Grande São Paulo. Essa é a terceira penalidade que a empresa recebe em menos de 12 meses por má prestação de serviço.
A empresa tem até o próximo dia 21 de novembro para pagar ou recorrer na Justiça.
Ações na Justiça, empurra-empurra de responsabilidade, multas e reuniões: quem fez o quê sobre os apagões em SP?
Em um ano, o estado teve dois grandes apagões: o primeiro em novembro de 2023, quando moradores de mais de 2,1 milhões de imóveis ficaram cerca de seis dias sem energia elétrica. E o segundo, no dia 11 de outubro, quando mais de 3,1 milhões de residências passaram outros seis dias no escuro.
Em novembro de 2023, ela já tinha sido multada em R$ 12,7 milhões. Eles recorreram na Justiça e, atualmente, está em análise para emissão da decisão.
A concessionária informou ao g1 que “reforça o compromisso com os seus clientes e reitera que seguirá investindo para minimizar o impacto no serviço frente ao avanço dos eventos climáticos. O vendaval que atingiu a área de concessão da Enel Distribuição São Paulo em 11 de outubro, com rajadas de até 107,6 km/h, foi o mais forte registrado na Região Metropolitana nos últimos 30 anos, segundo a Defesa Civil, e causou danos severos na rede elétrica de distribuição. O número total de clientes afetados chegou a 3,1 milhões na noite de sexta-feira (11/10)”.
Disse ainda que na mesma noite restabeleceu a energia para quase 1 milhão de clientes. A nota não fez menção a multa aplicada.