Nomeada em homenagem ao “pai da astronomia observacional”, a draga Galileu Galilei é a responsável pela super obra que iniciou nessa segunda-feira (4), em São Francisco do Sul. O equipamento belgo é famoso pela obra de alargamento da praia Central de Balneário Camboriú, em 2021.
Na praia do Litoral Norte catarinense, a draga será responsável por retirar 1,6 milhão de metros cúbicos de sendimentos na Baía Babitonga. A obra é necessária para restabelecer a profundidade mínima de 14 metros em todo o canal de acesso ao Complexo Portuário.
A dragagem será realizada ao longo de todo o canal, cerca de 17 km do canal interno e 5 km do canal externo. O volume de sedimentos removidos será colocado em uma área em alto mar, determinada pelos órgãos ambientais, a 23 km do Porto de São Francisco do Sul.
O valor da obra é de R$ 37 milhões, custeados com recursos próprios da autoridade portuária, e a previsão é que o trabalho demore entre 30 e 40 dias.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a obra demonstra o constante investimento do Terminal na melhoria da infraestrutura, atendendo a uma importante reivindicação da comunidade portuária. “A dragagem proporciona maior segurança na navegação, agilizando a entrada e saída das embarcações na Baía da Babitonga.”
Como funciona a dragagem
O ciclo de dragagem é composto por várias etapas: dragagem e carregamento de sedimentos na cisterna; navegação até a área de descarte (cisterna cheia); despejo dos sedimentos na área de despejo (bota-fora); retorno à área de dragagem (cisterna vazia); e reinício da operação de dragagem.
Na prática, tubos de sucção são posicionados no fundo do mar, onde um sistema de bombas potentes suga os sedimentos, transferindo-os para a cisterna da draga Galileo Galilei.
Após o carregamento, a draga navega até a área de despejo dos sedimentos, chamada “bota-fora”, onde ocorre o descarregamento, depositando o material no fundo do mar.
Veja onde vai acontecer a dragagem
Curiosidades sobre a draga
A draga da empresa Jan de Nul do Brasil é uma das mais modernas do mundo: tem 166 metros de comprimento e capacidade de carregamento de 18 mil metros cúbicos, equivalente a 1.800 caminhões trucados.
Trata-se de uma draga autotransportadora de sucção e arrasto, também conhecida como draga Hopper, que conta com acomodação para 32 tripulantes.
A draga, que foi construída em 2020, tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna.