A apuração dos votos das eleições presidenciais de 2024 começou a todo vapor nos Estados Unidos. Os eleitores foram às urnas nesta terça-feira (5) ou de forma antecipada durante o mês de outubro.
Segundo a Associated Press, Kamala Harris venceu o reduto democrata de Vermont. O pequeno estado votou a favor dos candidatos democratas nas oito eleições presidenciais anteriores. O governador de Vermont, Phil Scott, um republicano, tem sido um crítico do candidato presidencial republicano Donald Trump e votou no democrata Joe Biden na eleição de 2020.
Por outro lado, o republicano Donald Trump venceu a eleição presidencial em Indiana e no Kentucky.
A Indiana é um estado conservador confiável, onde os republicanos ocupam o cargo de governador há 20 anos. Trump recebeu 11 votos eleitorais sobre a democrata Kamala Harris. O local tem sido favorável ao ex-presidente em suas três disputas pela Casa Branca.
Em 2016, ano em que ele ganhou a presidência, e novamente em 2020, Trump obteve 57% dos votos do estado de Hoosier.
Já no Kentucky pela terceira vez, o candidato republicano venceu em todas as eleições desde que o democrata Bill Clinton levou o Bluegrass State em 1996.
O republicano mais poderoso de Kentucky, o líder republicano do Senado Mitch McConnell, certa vez chamou Trump de “moralmente responsável” pelo ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Mas em uma reviravolta notável, McConnell endossou a tentativa do ex-presidente de retornar à Casa Branca.
Durante o mandato de Trump, os dois trabalharam juntos para aprovar um pacote de cortes de impostos e colocar três juízes conservadores na Suprema Corte.
Um juiz do Condado de Fayette , na Pensilvânia , impediu um juiz eleitoral local de fazer uma contagem manual unilateral de votos nas eleições desta terça-feira (5). O magistrado alegou que a ação viola o código eleitoral estadual.
As eleições presidenciais dos Estados Unidos podem ser definidas com os resultado pode ser decidido por alguns estados-chave, conhecidos como estados-pêndulo ou swing states.
Atualmente, Wisconsin , Michigan , Nevada , Arizona , Pensilvânia , Carolina do Norte e Geórgia são considerados estados-pêndulo.
Essa matéria está em atualização