ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e sua esposa, Melania, votaram na tarde desta terça-feira (5), na Flórida, nas eleições que vão definir o próximo mandatário do país.
O republicano e a ex-primeira-dama votam em um centro recreativo em Palm Beach, perto de Mar-a-Lago, onde acompanhará a apuração dos votos.
O candidato à Presidência dos EUA, que escolheu votar presencialmente neste ano, chegou à Flórida depois de ter realizado seu último comício da campanha em Grand Rapids, no Michigan.
Em declaração à imprensa, Trump disse que esta foi “a melhor campanha de todas” e se sente “confiante”, porque acredita ter feito um “bom trabalho”.
Ele voltou a afirmar que os Estados Unidos estão em decadência e com muitos problemas, sendo a entrada de migrantes ilegais um deles e um dos assuntos mais importantes da eleição.
O republicano enfatizou ainda que não preparou um discurso, caso vença as eleições, mas não pensa em perder e pode fazer isso rapidamente. “Acho que teremos uma grande vitória. Temos uma vantagem significativa”, destacou.
Mais cedo, o senador JD Vance, candidato republicano à vice na chapa de Trump, registrou seu voto ao lado da família em Cincinnati, Ohio. “Olha, eu me sinto bem. Você nunca sabe até saber, mas eu me sinto bem com essa corrida”, declarou ele.
Acompanhado de uma escolta de policiais, Vance estava junto de sua esposa, Usha, e seus três filhos. Falando à imprensa, ele revelou que mais tarde seguirá para Palm Beach, para se unir a Trump durante a apuração.
kamala Harris voltou antecipado
No último domingo (3), a vice-presidente Kamala Harris afirmou aos jornalístas que votou enviando uma cédula pelo correio para seu estado natal, Califórnia.
Kamala concedeu entrevista aos repórteres após participar de um culto e fazer comentários na Igreja Institucional de Deus em Cristo Greater Emmanuel, em Detroit. Ela também respondeu perguntas sobre Gaza e como sua campanha responderia se Donald Trump declarasse uma vitória antecipada nesta terça-feira. A vice-presidente, porém, evitou responder a uma pergunta sobre se ela votou na Proposta 36 do estado, uma medida eleitoral que aumentaria as penalidades para alguns crimes relacionados a roubo e drogas.
“Então, minha cédula está a caminho da Califórnia, e vou confiar no sistema que ela chegará lá”, disse ela.
“Não vou falar sobre a votação porque, honestamente, é domingo antes da eleição e não pretendo criar um endosso de uma forma ou de outra em torno disso, mas eu votei”, completou.