A praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, amanheceu nesta terça-feira (5), coberta de caravelas-portuguesas na altura da rua 1.001.
Imagens mostram moradores segurando o animal, considerado tóxico quando em contato físico com a pele.
O indicado é que banhistas não tenham nenhum contato com as caravelas e evitem entrar na água quando sinalizada com bandeiras roxas. A sinalização está espalhada na praia.
Aulas de surfe foram canceladas nesta terça-feira, caso ocorra algum acidente, banhistas podem procurar o posto salva-vidas.
Em situações extremas e raras, as caravelas podem até causar morte. Porém, embora apresentem riscos, as caravelas-portuguesas não atacam pessoas nas praias.
Os animais apenas liberam toxinas em caso de contato físico, acidentalmente, o que podem causar queimaduras químicas de até 3º grau e uma forte coceira.
O que fazer quando encontrar caravelas-portuguesas
O mais indicado a se fazer caso encontre uma caravela-portuguesa é manter distância e, assim que possível, avisar o guarda-vidas mais próximo.
Existem autoridades e ONGs capacitadas a lidar com estes animais, portanto, siga as recomendações.
Caso você encoste em uma caravela-portuguesa, remova os tentáculos aderidos à pele com a mão protegida ou com a ajuda de um objeto não perfurocortante.
Mesmo com a luva, tenha cuidado para não tocar outra parte do corpo, o que pode causar outra queimadura.