• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Lagoa do Peri é premiada pela nona vez com o selo Bandeira Azul


Reconhecimento internacional atesta qualidade ambiental e gestão sustentável no sul de Florianópolis A Praia da Lagoa do Peri, localizada no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, em Florianópolis, conquistou pela nona vez o selo Bandeira Azul — certificação ambiental internacional que reconhece a qualidade das ações de conservação e recuperação ambiental do local. A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira, 1º de novembro, em Salvador, na Bahia, com a presença de representantes do Instituto Ambientes em Rede e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).
Um símbolo de cuidado e responsabilidade ambiental
O selo Bandeira Azul é a mais importante certificação global voltada para praias, marinas e embarcações que cumprem rigorosos critérios de preservação e segurança ambiental.
“Sem dúvidas a certificação abre muitas portas para que as pessoas compreendam a gestão que é realizada neste espaço”, destacou Alessandra Pelizzaro Bento, representante da Floram no evento.
Segundo ela, o selo reflete um comprometimento que envolve desde o cuidado com a infraestrutura até a educação ambiental junto aos visitantes e à comunidade.
Para obter a certificação, a praia passa por avaliações criteriosas que verificam a limpeza do local, a qualidade da água, a segurança, a estrutura de banheiros, equipamentos para coleta de resíduos e o monitoramento de habitats sensíveis. Esses requisitos são constantemente monitorados para garantir um ambiente seguro e limpo tanto para os visitantes, quanto para a fauna e flora locais.
Planejamento para a conservação da Lagoa do Peri
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, a conquista da Bandeira Azul soma-se a um conjunto de ações de preservação para o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Recentemente, foi finalizado o plano de manejo da Unidade de Conservação, que visa garantir um uso mais apropriado e ambientalmente sustentável da área. Além disso, estão previstas novas melhorias na estrutura de recepção ao público, reforçando o compromisso com a conservação e com a experiência dos visitantes.
O hasteamento da Bandeira Azul na Lagoa do Peri está previsto para ocorrer até o final de novembro, com uma possível inspeção antes da cerimônia.
Um patrimônio natural de valor inestimável para Florianópolis
Considerada uma das maiores riquezas naturais da capital catarinense, a Lagoa do Peri é também uma importante fonte de água potável para a cidade, além de ter um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema local.
“O manancial da Lagoa do Peri é um local que cada vez mais mostra sua importância para a Capital,” reforça Christiane Egger Catucci, presidente da Floram.
Ela destaca que o reconhecimento internacional reflete o trabalho incansável de uma equipe comprometida com a preservação ambiental e o uso sustentável deste valioso recurso natural.
A certificação Bandeira Azul, válida para a temporada 2024/2025, reforça o prestígio da Lagoa do Peri como uma área de turismo ecológico e de conservação ambiental, impulsionando o engajamento de visitantes e da comunidade local na preservação de suas belezas naturais.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, no G1.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.