Um estudante de 17 anos perdeu a prova do Enem no domingo (3) porque teve a mochila roubada por torcedores do Flamengo, na zona norte do Rio de Janeiro. Thierry Muniz Soares afirma que foi abordado porque a bolsa tinha as cores e o símbolo do clube Fluminense.
“Puxaram minha bolsa, que era do Fluminense, e falaram: Fluminense aqui não. Saíram levando, não levaram nem meu telefone, então era mais ambição de torcedor, não era nem para me assaltar mesmo”, conta Thierry.
Segundo o Cidade Alerta, o jovem estava a 200 metros do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), onde prestaria o Enem, quando torcedores levaram a mochila roubada na avenida General Canabarro, próximo ao estádio do Maracanã.
“Não foi uma coisa planejada, nós nem estávamos com cabeça em jogo de futebol. Era o Enem. Só que na hora de pegar a mochila para aprontar eu peguei a do fluminense e ele veio com ela”, enfatiza Luiz Pierre.
No domingo, Flamengo e Atlético Mineiro disputaram a final da Copa do Brasil no Maracanã. Thierry teve a mochila roubada com todos os documentos por torcedores rubro-negros.
O pai do estudante levou uma cópia autenticada da identidade, ainda assim, o filho não foi autorizado a realizar o Enem. A família agora solicita ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a aplicação de uma segunda chamada.
Os candidatos podem pedir a reaplicação do Enem entre 11 e 15 de novembro. A segunda chamada das provas será realizada em 10 e 11 de dezembro.
“Muita tristeza. Estou decepcionado porque tem gente que procura o mal sem nenhum motivo. Não tinha nada a ver com nada, só queria fazer a minha prova e voltar para casa”, declara o garoto.
Confira o relato entrevista do estudante que teve a mochila roubada na porta do Enem
*com informações do Cidade Alerta RJ