• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Em meio a risco de colapso, secretário de Saúde renuncia a cargo em Itajaí

Em meio a risco de colapso na Saúde de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, o secretário da pasta, Emerson Duarte, pediu exoneração no fim desta segunda-feira (4).

Já a partir desta terça-feira (5), a enfermeira Dulcinéia Ramos Michels assume interinamente a secretaria de Saúde da cidade.

imagem mostra UPA de Itajaí lotada; Saúde de Itajaí pode entrar em colapso

UPA e CIS de Itajaí estão lotadas com a queda de profissionais terceirizados – Foto: Osmar Teixeira/Reprodução

Dulci atuava como diretora-executiva da pasta e agora ocupará o cargo de secretária interina.

A enfermeira tem 27 anos de serviço público, sendo quase 8 anos no município. É formada em Enfermagem pelo Centro Luterano de Ji-Paraná e é também bacharel em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins.

Saúde de Itajaí pode entrar em colapso?

A comissão de profissionais da saúde, aprovados em concurso público de Itajaí, alertou em nota sobre um possível colapso no sistema de saúde do Município nos próximos meses.

Conforme a comissão, esta denúncia teria sido realizada em reuniões na Câmara Municipal, secretaria de Saúde e no Ministério Público. Na última quinta-feira (31), quatro secretários, incluindo o da Saúde, teriam sido convocados para prestar esclarecimentos no legislativo.

Imagem da UPA de Itajaí lotada

Até o fim do dia, UPA poderia chegar a 200 pessoas aguardando – Foto: Osmar Teixeira/Reprodução

“A prefeitura tem convocado apenas uma fração dos aprovados no concurso. O número de convocações é quatro vezes menor do que a quantidade de terceirizados atuando na área, o que, na nossa visão como profissionais, agrava ainda mais a situação”, dizem em nota.

Município de Itajaí afirma que chamamento de profissionais da saúde iniciou em junho

O Município de Itajaí divulgou na última quarta-feira (30) que 36 dos profissionais da saúde aprovados nos concursos públicos já assumiram cargos em unidades do município neste ano. E, outros três estão no prazo para se apresentar e iniciarão suas atividades em novembro.

Além disso, a prefeitura disse que, a partir da próxima semana, mais 102 candidatos devem começar a ser chamados para assumir vagas na Saúde.

A prefeitura explica que o chamamento dos profissionais aprovados em concurso iniciou em junho deste ano e que isto segue a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), expedida em agosto.

Conforme o MPSC, a prefeitura teria que se abster de contratar ou utilizar profissionais terceirizados para ocupação de cargos públicos vagos ou para os quais já há concurso público homologado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.