• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Polvo-véu’ é identificado em Fernando de Noronha no primeiro registro em ilhas oceânicas no Brasil; VÍDEO


Animal foi encontrado pelo pescador Erivaldo Alves da Silva, conhecido como Nego Noronha, na Praia do Meio. Polvo raro é encontrado em Fernando de Noronha
O pescador de Fernando de Noronha Erivaldo Alves da Silva, conhecido como Nego Noronha, fez um registro raro na segunda (4). Ele identificou o polvo que tem o nome científico Tremoctopus violaceus, também chamado de polvo-véu. Esse foi o primeiro registro do animal em ilhas oceânicas no Brasil (ver vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Erivaldo tem uma autorização especial do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) para capturar polvos na ilha por ser de uma família tradicional. O pescador encontrou o animal na Praia do Meio e o que chamou atenção foi o fato de a espécie ser diferente dos outros polvos encontrados na região.
“Eu achava que era uma camisa, pareceria um véu. Fiz uma pesquisa e descobri que é um fato raro; esse é o polvo-véu, difícil de se ver”, contou Erivaldo.
Polvo-véu foi encontrado na Praia do Meio
Erivaldo Alves da Silva (Nego Noronha)/Acervo pessoal
LEIA TAMBÉM
‘Briga de polvos’ é flagrada em Fernando de Noronha e pesquisadores comemoram registro; VÍDEO
Estudo que busca comprovar que polvo tem sentimentos é realizado em Fernando de Noronha
A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tatiana Silva Leite, realiza pesquisa sobre os polvos em Fernando de Noronha há mais de 20 anos. A especialista confirmou que se trata de um animal raro.
“Esse foi o primeiro registro da espécie em ilha oceânicas. É um registro novo e amplia a diversidade de Fernando de Noronha. Ele é chamado popularmente de polvo-véu ou polvo arco-íris. Não é um animal fácil de ser visto vivo”, contou a pesquisadora.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.