Uma bebê brasileira morreu após um ataque israelense no subúrbio de Hadeth, no sul de Beirute, capital do Líbano. A criança, identificada como Fatima Abbas, tinha apenas um ano de idade. O ataque ocorreu no sábado (2) e o Itamaraty confirmou a morte nesta segunda-feira (4).
Os ataques fazem parte dos conflitos entre Israel e Palestina, que começou em outubro de 2023 e já vitimou mais de 40 mil pessoas. O Líbano é onde fica a base do Hezbollah, organização política declaradamente inimiga do estado israelense que apoia o Hamas.
Itamaraty lamenta morte de bebê brasileira no Líbano
O Itamaraty publicou uma nota expressando solidariedade à família da bebê brasileira e pediu para que o conflito tenha fim.
“Ao expressar à família de Fatima Abbas as mais sentidas condolências e estender toda a sua solidariedade, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades”, comunicou o Itamaraty.
Três brasileiros já morreram no Líbano
Segundo a pasta, o conflito no Líbano já deixou três brasileiros mortos, todos crianças ou adolescentes. As outras duas vítimas foram Ali Kamal Abdallah, que tinha 15 anos, e Mirna Raef Nassef, de 16 anos.
Ali Kamal morreu no Vale do Beqaa, no Líbano, em setembro. Mirna também morreu no mesmo bombardeio.
Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), 2.072 brasileiros e 24 animais de estimação foram repatriados na Operação “Raízes do Cedro”. O décimo voo da missão será finalizado na terça-feira (5).