Com extensão de mais de 145 km de estrada, o Contorno Litorâneo Norte, ou Rodovia Via Mar, é a obra que deve ligar Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. Veja o que se sabe sobre a obra que tem como objetivo desafogar o trânsito na BR-101.
Estimativas de valores
Segundo estimativa do governo estadual, a obra deve chegar na casa dos R$ 7 bilhões para sua conclusão. O valor ultrapassa a construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis, que custou por volta de R$ 3,9 bilhões.
A construção da Rodovia Via Mar será realizada por meio de parceria público-privada. Os estudos prévios para completar o projeto da rodovia serão 100% pagos pelo governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Infraestrutura. Já a construção da obra fica por parte de uma empresa, que ainda deve ser licitada.
Para recuperar o investimento, a empresa responsável poderá cobrar pedágio no trecho. “Vai ter investidor que vai vir fazer essa estrada. E claro que vai cobrar pedágio”, afirmou o governador Jorginho Mello no evento de assinatura da ordem de serviço do projeto.
Prazos e o andamento do projeto
O governo do estado trabalha com um processo de médio a longo prazo. Dessa forma, o cronograma prevê que a elaboração dos projetos executivos leve mais de 500 dias.
É preciso que todos os projetos executivos sejam concluídos para que a obra se torne objeto de licitação. Dessa forma, a estimativa para apresentação da parceria público-privada que permitirá o início da obra é de pelo menos dois anos.
Estudos e os projetos executivos
Além dos projetos de construção da rodovia, a ordem de serviço assinada pelo governador Jorginho Mello contém um estudo de impacto ambiental e desapropriações na região da obra. O valor orçado para os estudos ambientais é de R$ 4.248.332,99.
O trecho completo da Rodovia Via Mar, que alcança 145,215 km de extensão total, foi dividido em cinco lotes. Quatro deles já estão com os estudos orçados e ordem de serviço assinada; o último lote possui uma estimativa de custo do estudo.
Lote 1
- Extensão: 26,85km
- Trecho: entre o entroncamento da BR-101, em Joinville, e a BR-280, em Guaramirim;
- Custo: R$ 2.208.061,41;
- Obras especiais: quatro pontes e dois viadutos.
Lote 2
- Extensão: 21,09km;
- Trecho: entroncamento da BR-280, em Guaramirim, até a SC-415, entre Massaranduba e São João do Itaperiú;
- Custo: R$ 2.003.731,00;
- Obras especiais: duas pontes e um viaduto.
Lote 3
- Extensão: 16,77km;
- Trecho: entre a SC-415 e a SC-414, em Luis Alves e Navegantes;
- Custo: R$ 2.212.430,00;
- Obras especiais: duas pontes e oito contenções.
Lote 4
- Extensão: 25,78km;
- Trecho: entre a SC-414, em Luis Alves e Navegantes, até o entroncamento da SC-486, em Itajaí;
- Custo: R$ 3.185.204,65;
- Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.
Trecho Remanescente
- Extensão: 54,72km;
- Trecho: entroncamento da SC-486, em Itajaí, até o Contorno Viário da Grande Florianópolis;
- Valor estimado (ainda não orçado): R$ 26.779.664,93;
- Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.
No projeto, é previsto que a Rodovia Via Mar tenha seis faixas em sentido duplo em todos os trechos. A listagem dos municípios os quais a rodovia irá passar ainda depende do traçado definido no projeto executivo.