Após sete anos de convivência e muito sucesso na internet, o esquilo conhecido como Peanut foi apreendido e submetido a eutanásia pelo DEC (Departamento Estadual de Conservação Ambiental), nesta sexta-feira (1), nos Estados Unidos.
Segundo a NBC News, a polícia realizou uma operação na casa de Mark Longo, homem que havia resgatado o animal quando filhote, e aprenderam Peanut e um guaxinim chamado Fred, adição mais recente da família.
Um porta-voz do DEC disse em um comunicado que a agência iniciou uma investigação após receber denúncias anônimas.
“Vários relatos do público sobre o alojamento potencialmente inseguro de animais selvagens que podem transmitir raiva e a manutenção ilegal de animais selvagens como animais de estimação”.
Mark, que administra um refúgio animal inspirado em seu amigo esquilo, usou suas redes sociais para lamentar a perda de Peanut.
“Bem, internet, você GANHOU. Você tirou de mim um dos animais mais incríveis por causa do seu egoísmo. Para o grupo de pessoas que ligou para DEC, há um lugar especial no inferno para você”, disse Mark.
Ver essa foto no Instagram
“O DEC do estado de Nova York apareceu na minha casa e levou Peanut. Ele foi levado para ser ‘eutanasiado’. Estou em choque, descrente e enojado com as pessoas que fizeram isso. Nos últimos sete anos, Peanut tem sido meu melhor amigo. Ele tem sido o centro do meu mundo e de muitos dos seus há tanto tempo que não sei como processar isso emocionalmente”, lamentou o tutor.
O homem está ciente de que é ilegal em Nova York, onde vive pouco mais de um ano, possuir um animal selvagem sem licença. Ele disse que estava no processo de preencher a papelada para certificar Peanut como um animal educacional.
Quanto a Fred, Mark disse que só teve o guaxinim por alguns meses e esperava reabilitar a criatura ferida e devolvê-lo à floresta.
Esquilo foi submetido a eutanásia
Em um vídeo compartilhado na tarde dessa sexta-feira (1), Mark Longo anunciou que Peanut foi submetido a eutanásia pelas autoridades. Em fala, o tutor agradeceu pelos momentos vividos com o esquilo e se desculpou por não conseguir salvá-lo.
Mark também pediu ajuda aos internautas para realizarem doações que estão sendo destinadas ao refúgio, na tentativa de ajudar mais animais como Peanut.