Está pensando em passar o Ano Novo em Santa Catarina? Excelente ideia, afinal, você está prestes a escolher o Estado eleito mais de dez vezes como o melhor para se fazer turismo no Brasil.
Com mais de 14 regiões turísticas e diversidade em climas, paisagens e culturas, certamente haverá uma cidade do seu gosto para curtir o Ano Novo em Santa Catarina.
A região mais procurada pelos turistas e também pelos catarinenses para a celebração do Ano Novo em Santa Catarina são as cidades do litoral. Mas se preferir um pouco mais de tranquilidade, também há um lugar para você por aqui.
Confira a seguir algumas cidades que costumam ter programação festiva e escolha em que lugar passar o Ano Novo em Santa Catarina.
Ano Novo em Santa Catarina para quem gosta de agito
Sem dúvidas, o litoral tem festa de Ano Novo em Santa Catarina
Para quem quer lavar a alma no mar como um rito de passagem, SC oferece 500 quilômetros de litoral para você escolher em qual faixa de areia vai curtir a virada.
De ponta a ponta, as cidades litorâneas preparam festas com shows e/ou queima de fogos e concentram a maioria dos turistas que vêm curtir o Ano Novo em Santa Catarina.
No Litoral Norte, destaque para as cidades de Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Piçarras e Navegantes, com queima de fogos e palcos para shows em diferentes regiões. No Centro-Norte do Estado, a estrela da virada é Balneário Camboriú que reúne cerca de um milhão de pessoas em sua Praia Central.
Se não estiver disposto a dividir um espaço na areia com tanta gente, do ladinho de BC, as charmosas cidades de Porto Belo e Bombinhas também têm programação de Ano Novo em Santa Catarina.
Na capital do Estado, a comemoração inclui shows nacionais e espetáculos luminosos no céu, que podem ser com fogos ou drones, na Beira-Mar Norte, próximo à icônica Ponte Hercílio Luz.
Mais para o Sul do Estado, Imbituba (da Praia do Rosa) e Laguna, que tem uma das mais tradicionais viradas da região, costumam atrair milhares de pessoas em diferentes partes das cidades para celebrar o Ano Novo em Santa Catarina.
Fora da praia, mas com festa
Mesmo sem os pés na areia e as sete ondas puladas no mar, é possível aproveitar a virada para o Ano Novo em Santa Catarina em festas públicas. Em Blumenau, por exemplo, o poder público organiza uma festa com shows em frente à Prefeitura e queima de fogos na Ponte de Ferro (Aldo Pereira de Andrade), bem ao lado.
Já em Joinville, na cidade mais populosa do Estado, empresários da Via Gastronômica do bairro Espinheiros (com vista para Baía da Babitonga e de onde parte o Barco Príncipe) têm organizado queima de fogos e música ao vivo, que costumam atrair milhares para a Porta do Mar.
No Oeste, as cidades de Piratuba e Treze Tílias também costumam organizar festas públicas. Em Piratuba, polo turístico por conta de suas águas termais, a arena de eventos é palco para shows e queima de fogos, que costuma reunir um público de 30 mil pessoas.
Fora as festas públicas, ainda há as festividades organizadas por casas de shows, baladas, hotéis-fazenda e resorts espalhados pelo Estado.
É possível curtir o Ano Novo em Santa Catarina, por exemplo, no Costão do Santinho, no Fazzenda Park Resort (em Gaspar), no Itá Thermas Resort (em Itá), no Pratas Thermas Resort & Convention (em São Carlos), no Treze Tílias Park Hotel (em Treze Tílias) e em outros.
Ano Novo em Santa Catarina para quem quer sossego
Tanto para quem busca mais tranquilidade para começar o novo ano, quanto para quem quer fugir das altas temperaturas do verão catarinense, as cidades serranas são sempre boas opções.
Entre as possibilidades, Lages é a principal cidade da Serra e conta com uma pousada rural do Sesc, hotéis-fazenda e casarões para alugar na histórica região da Coxilha Rica. Ao lado dela, São Joaquim é o município com maior número de vinícolas abertas à visitação, em algumas das quais é possível se hospedar e esperar o Ano Novo em Santa Catarina.
Ainda tem nas redondezas, Urubici com uma infinidade de pousadas, chalés e cabanas com vistas deslumbrantes, Bom Jardim da Serra, entre outras.
Mais ao Norte do estado, cidades como Pomerode e Campo Alegre também são ótimas para receber o novo ano com sossego e em meio à natureza, além de terem uma ampla rede de hospedagem (para todos os bolsos).