Um dos pássaros mais raros do Brasil foi flagrado dando uma volta pelo calçadão, em Peruíbe. O registro do trinta-réis-escuro foi feito pela Renee Leutz Lopes de Oliveira, bióloga e membro do COA (Clube de Observadores de Aves de Santos).
“Foi uma surpresa e tanto encontrar esse bicho tão lindo. É uma ave rara. Avistamos sobrevoando a beira d’água e o Fábio ficou todo eufórico. Tirei várias fotos desfocadas dele em voo, até que ele pousou bem no meio fio. Parecia cansado. Quase virou almoço de um carcará, mas conseguiu fugir. Eu só conhecia de nome. Foi uma alegria vê-lo”, contou Renee ao Diário do Litoral.
Trinta-réis-escura é um pássaro raro no Brasil
Esse pássaro é conhecido por nadar bem e estar boa parte de seu tempo na água. Por conta disso, suas patas lembram nadadeiras.
Além disso, ela faz um ninho muito precário sobre a rocha, onde põe apenas 1 ovo, cor de creme, pintalgado de marrom mais escuro.
No Brasil, vive no arquipélago dos Abrolhos, Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Trindade e Penedos de São Pedro e São Paulo. Mas ocorre também em outras ilhas e rochedos do oceano atlântico, das Bahamas e Antilhas até a África ocidental, conforme dados do wikiaves.