• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mais de 16 mil candidatos devem fazer as provas do Enem em Montes Claros


Ao todo, 16.454 pessoas se inscreveram para realizar os testes do Enem 2024 na cidade. Desse total, 13.676 são candidatos do público geral e 3.840 do ensino médio de escolas de Montes Claros. Provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil
Reprodução/Redes Sociais
Montes Claros conta com 16.454 inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vão ser aplicadas em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro. Desse total, 13.676 são candidatos do público geral e 3.840 do ensino médio.
Entre esses mais de 16 mil candidatos está Joseane Francisca Estevão, estudante do ensino médio de uma escola do Centro de Montes Claros. Ela vem se preparando para as provas há meses e carrega o sonho de ser médica desde a infância.
“Há algum tempo fiquei internada por 17 dias. Ver os cuidados dos médicos comigo foi algo que chamou a minha atenção. Isso só fez crescer a minha admiração pela profissão. Desde pequena eu sempre quis medicina e hoje tenho certeza que quero isso para a minha vida”, contou.
Joseane Francisca Estevão vai fazer as provas do Enem para buscar a classificação para curso de medicina
Reprodução/ Inter TV
A estudante Evellyn Ribeiro, de 18 anos, também optou pela área de saúde. Ela cursa o 3º ano do ensino médio em uma escola pública do bairro Jardim São Luiz e vai realizar as provas pela segunda vez. Mas, agora vale vaga direta para a faculdade.
“Venho me preparando para as provas há muito tempo. Fiz o Enem no ano passado para entender como funciona todo o processo e testar meus conhecimentos. Sinto que estou pronta para buscar a realização do sonho que venho construindo de ser psicóloga. Vou lutar para ter uma ótima nota e conseguir atingir a classificação.”
Depois de tantos meses de preparação é preciso manter o equilíbrio emocional e psicológico diante do desafio – e das cobranças que ele carrega, já que o exame é a principal forma de acesso às universidades do Brasil.
“Trabalhamos ao máximo a questão psicológica, pois é preciso que o aluno chegue com um psicológico forte e confiante. Se foi feito um bom treinamento de conteúdo e questões, certamente eles vão estar bem preparados para as provas”, destacou.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Conteúdo e estratégia
Os testes vão ser divididos em duas etapas. No primeiro dia, os estudantes vão ter que responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e farão uma redação. Já no segundo dia, vão ser 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
Preparação Enem: professor de Redação dá dicas sobre interpretação de proposta de tema
De acordo com a professora Carla Gomes, além de estar bem preparado para as provas e saber manter a tranquilidade, o candidato também deve ter estratégia para responder as questões.
“É fundamental estar tranquilo e saber que tudo que foi feito ao longo da prepração é suficiente. O estudante tem que ter a frieza de na hora da prova selecionar quais são as questões fáceis, medianas e difíceis. É preciso saber abrir mão das questões difíceis, uma vez que a própria metodologia de correção do Enem atribui uma nota menor a essas questões. Na intenção de fazer todas as questões, o aluno acaba sendo negligente no final da prova e chuta questões que poderiam valer notas maiores. Por isso é importante ter esse discernimento”, orientou.
Os candidatos devem verificar com antecedência os locais de provas em Montes Claros. Para consultar esta e outras informações necessárias sobre o Enem, os inscritos devem acessar a página de participante do exame.
Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, seguindo o horário de Brasília. No primeiro domingo, as provas começam às 13h30 e terminam às 19h. Já no segundo domingo, os testes vão ter início também às 13h30 e terminam às 18h30.
O que pode levar
Documento: RG ou outra documentação oficial com foto (documentos digitais também são válidos)
Caneta para Enem: a caneta deve ser esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar)
Opcional: cartão de confirmação de inscrição
Opcional: lanche e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Documentos digitais aceitos pelo Inep
e-Título
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital
RG Digital
No entanto, o candidato deverá apresentar o aplicativo oficial, não sendo permitidas capturas de tela.
Bolsa e mochila são permitidas no Enem, mas devem ser colocadas debaixo da cadeira e não pode mexer nelas durante a prova.
O que não pode
Celulares, calculadoras e qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Qualquer som emitido vindo dos objetos causará a eliminação do candidato
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.