A Defesa Civil de Santa Catarina conseguiu via MPF (Ministério Público Federal), nesta quarta-feira (30), o aval para consertar a barragem de José Boiteux. O serviço é uma parceria com a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e a manutenção será realizada pelos técnicos da estatal.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, está prevista a limpeza e manutenção da comporta danificada. A data para o serviço na estrutura, no entanto, não foi divulgada pela secretaria.
Vale lembrar que a barragem Norte é a maior estrutura de contenção de cheias do Brasil. Apesar disso, ficou sem manutenção devido a um impasse com a comunidade indígena local. A estrutura é uma construção Federal e está dentro de uma área indígena, onde vive o povo Xokleng.
Em outubro do ano passado, uma das comportas da barragem em José Boiteux teve problemas, depois que um cilindro emperrou. A estrutura conta com duas comportas, uma foi aberta no dia 15 de outubro, mas a segunda teve dificuldade técnica e ficou fechada.
Sobre a barragem de José Boiteux
Colocada em operação em 1992, a Barragem Norte é a maior barragem de contenção de cheias do Brasil, podendo conter o volume de 357 milhões de m³. Localizada no rio Hercílio, é a principal ferramenta de contenção de cheias do Médio Vale do Rio Itajaí até sua foz, em Itajaí.
De acordo com a Defesa Civil, o controle de cheias oferecido pela barragem beneficia diretamente os municípios de José Boiteux, Presidente Getúlio, Ascurra, Rodeio, Vitor Meireles, Indaial, Ibirama, Timbó, Blumenau, Gaspar, Botuverá, Ilhota, Itajaí, Brusque e Navegantes.
A estrutura é uma construção Federal e que está dentro da de uma área indígena, onde vive o povo Xokleng.