• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Igor Pires fala da vulnerabilidade na escrita e celebra lançamento de livro em Salvador: ‘sentimento profundo de gratidão’


Sessão de autógrafos acontece no sábado (15) e domingo (16), às 16h, no Shopping Bela Vista. Escritor Igor Pires, criador da página Textos Cruéis Demais
Ana Carolina Batista de Lima/@anablimaa
x
Após sete anos da publicação do primeiro texto em uma rede social, o escritor Igor Pires, de 27 anos, desembarca em Salvador para a turnê de lançamento do seu quinto livro, intitulado “Textos Para Tocar Cicatrizes”. A sessão de autógrafos acontece no sábado (15) e domingo (16), às 16h, na livraria LDM, do Shopping Bela Vista.
Em entrevista ao g1, o autor, que nasceu na periferia de Guarulhos (SP), falou sobre a vulnerabilidade durante a escrita e da felicidade de ver o primeiro livro, Textos cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente, sendo adaptado para o teatro.
“Não imaginava que habitaria esse lugar, que estaria aqui agora. É um sentimento muito profundo e genuíno de gratidão, porque é um caminho que não é construído sozinho. É uma vitória coletiva: minha, da minha família, das pessoas que sempre batalharam comigo, das pessoas que me leem também”, afirmou.
Com uma escrita intensa e poética, o paulista disse que é difícil não expor a própria vulnerabilidade em seus textos. “Sou um autor que fala sobre poesia e amor em tempos tão nebulosos. Acho que, de certa forma, é revolucionário”, disse.
“Falar sobre o amor e as relações humanas em um momento em que a gente fala muito sobre desapego é uma vitória. Retorno para o meu passado e para minha história”, complementou.
Adaptação do 1º livro para o teatro
O primeiro livro de Igor, que recebeu o mesmo nome utilizado em sua página na internet, foi adaptado para o teatro por Carlos Jardim, que também assinou o texto e a direção da peça. O espetáculo ficou em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo.
“Quando recebi a proposta do Carlos Jardim, tomei um choque. Depois, quando vi a peça, tomei outro choque, porque é a materialização de uma história que estava na minha cabeça. É uma interpretação de uma outra pessoa, em um espetáculo que outras pessoas vão assistir”, contou.
A história contada na peça é um retrato dos relacionamentos atuais da juventude, no entanto, os sentimentos que movem os personagens são atemporais.
Questionado se a peça entraria em cartaz na capital baiana, Igor afirmou que é um sonho, mas que depende de patrocínio para isso.
“Eu amo Salvador… É uma cidade que sempre me acolhe muito bem, então ficaria muito feliz que esse espetáculo fosse para a capital baiana”, comentou.
Textos para tocar cicatrizes
Quinto livro do escritor Igor Pires foi intitulado de ‘Textos Para Tocar Cicatrizes’
Ana Carolina Batista de Lima/@anablimaa
A escrita de “Textos Para Tocar Cicatrizes” durou quase três anos e começou após o término de um relacionamento. “Foi um livro muito difícil de ser escrito, porque passei por um término bastante indigesto e muito solitário também”, contou.
A obra é dividida em seis capítulos que exploram o sentimento do fim de um relacionamento, a retomada da autoestima, o encontro com a sociedade e a volta para o íntimo, onde o autor explora temas mais pessoais, como sua sexualidade e relações familiares.
O texto que mais tocou Igor durante a escrita foi o que ele intitulou de “abelha”, feito para sua mãe.
“Minha relação com a minha mãe hoje está melhor, mas já esteve muito crítica. [O processo de escrita desse texto] foi um momento em que tive que mergulhar fundo e doeu muito em vários momentos”, confessou.
Serviço
Turnê de lançamento do livro “Texto Para Curar Cicatrizes”
Quando: sábado (15) e domingo (15), às 16h
Local: na Livraria LDM, do Shopping Bela Vista, em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.