• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Agência Espacial Europeia lança missão para investigar se há indícios de vida em Júpiter


A missão é chamada de ‘JUICE’, sigla em inglês para ‘exploração das luas geladas de Júpiter’. Até o final de 2034, serão 35 sobrevoos pelas três luas do maior planeta do nosso sistema solar. A Agência Espacial Europeia lançou, nesta sexta (14), uma missão que vai investigar se há indícios de vida no maior planeta no sistema solar.
“Existem duas possibilidades”, disse uma vez o escritor de ficção científica Arthur Clarke, “ou estamos sozinhos no universo ou não estamos. As duas são igualmente assustadoras”.
A humanidade já foi para a Lua, mandou robô para Marte – sim, tem tempo que estamos tentando achar indícios de vida em outro planeta.
Para isso, lá foi, nesta sexta (14), o foguete Ariane 5 – saiu da Guiana Francesa a missão da Agência Espacial Europeia chamada de Juice, sigla em inglês para “exploração das luas geladas de Júpiter”.
Agência Espacial Europeia lançou missão para investigar se há indícios de vida em Júpiter 
JN
A Nasa já disse que se a Terra fosse do tamanho de uma moeda de cinco centavos, Júpiter seria tão grande quanto o tamanho de uma bola de basquete. É um planeta que tem em sua órbita 95 luas e há indícios de que três delas – Ganimedes, Calisto e Europa, congeladas na superfície, possam ter nas profundezas água em estado líquido.
Mas e aí? A sonda pode um dia, então, mandar para gente umas fotos de uns peixes alienígenas? Quem responde é a pós-doutoranda Shivangi Sharan, do Imperial College de Londres, que é parte da equipe da missão Juice. Shivangi lembra que os primeiros organismos vivos no planeta Terra surgiram nos oceanos.
Mas essa sonda não está indo para lá para encontrar algo vivo e mandar uma foto para cá. É só um primeiro trabalho de investigação, para saber se as luas têm condições de abrigar um microorganismozinho que seja.
Sonda vai explorar as luas de Júpiter
JN
A Agência Espacial britânica disse que a missão que saiu da Terra nesta sexta (14) é uma “jornada para descobrir novos mundos”.
Dessa vez, procurar indício de vida em outro planeta vai custar o equivalente a quase R$ 9 bilhões. E não vai ser uma viagem rápida. O foguete vai pegar 884 milhões de quilômetros de estrada. Minha vida e a sua vida podem mudar muito até o fim dessa missão.
É que a sonda só vai chegar na órbita de Júpiter em 2031. Depois, vão ser 35 sobrevoos pelas três luas até o final de 2034. Pois é, a ciência tem um tempo diferente. Nesse caso, então, não voltamos “a qualquer momento” com novas informações. Só lá para 2035.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.