Rodovia que permite o acesso ao município de Cajari, a 219 km de São Luís, está com problemas de infraestrutura, depois das chuvas intensas. Chuva deixa a cidade de Cajari isolada
As fortes chuvas que atingem o Maranhão trouxeram consequências graves para a população, na cidade de Cajari, a 219 km de São Luís. Inundações deixaram o município isolado, esta semana, ocasionando sérios danos à infraestrutura, aos serviços e à mobilidade dos habitantes.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
No início da manhã desta sexta-feira (14), a cabeceira de uma das pontes da cidade, situada na MA-317 – principal acesso por terra à cidade – cedeu. No lugar, formou-se uma vala, que impossibilita o deslocamento de veículos e pedestres. Um motorista chegou a se acidentar, gravemente, no local, durante o início da manhã, após derrapar em um dos buracos que se formaram no asfalto.
A estrada apresenta problemas há alguns anos. Em 2019, melhorias na infraestrutura da rodovia, como a elevação da altura da pista, chegaram a ser realizadas, mas os ajustes não foram suficientes pra evitar novos alagamentos.
Além disso, os igarapés e lagos do município também transbordaram, em decorrência do temporal. A crescente pluvial provocou inundações, erosões em pistas e danos nas estruturas das pontes que cruzam os corpos d’água.
Temporais no Maranhão
Cajari compõe a lista de 67 municípios do estado que, até o momento, já decretaram situação de emergência. Em um cenário afetado pelas fortes chuvas, implicações sociais e econômicas têm sido comuns na cidade: houve, até agora, seis mortes confirmadas, 38.476 famílias afetadas e 8.099 famílias desabrigadas e desalojadas
Somam-se às dificuldades provocadas pelas cheias, nos municípios, o abandono e a perda de residências, a proliferação de doenças derivadas da precariedade dos serviços de saneamento básico, o aparecimento de animais peçonhentos e a devastação de plantações.
Leia mais:
Sobe para 67 o número de cidades em situação de emergência por conta das chuvas no Maranhão
Fortes chuvas deixam cidade isolada e debaixo d’água no Maranhão
‘Se tivesse outra casa, não estaria nessa situação’, desabrigado pelas chuvas no Maranhão conta os dias para recomeçar a vida
Órgãos de proteção e monitoramento, como a Defesa Civil, mantém-se à disposição para fiscalizar e vistoriar as cidades. O governo federal, nesta semana, reconheceu as condições de emergência em mais 14 cidades do Maranhão, totalizando 54 municípios maranhenses reconhecidos, em âmbito federal, como situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigente devido a desastres.
Após a oficialização do reconhecimento, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de Defesa Civil.
O que diz o governo do Maranhão
O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) disse que já acionou técnicos pra fazer ações emergenciais no trecho citado, para garantir a retomada do tráfego na MA-317. Um prazo para reestabelecer o tráfego local, no entanto, ainda não foi estipulado.
Após fortes chuvas, cidade fica isolada no Maranhão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.