Nesta sexta-feira (14), quitutes são bolinhos fritos. Cada prato custa R$ 30; concurso vai até 30 de abril. Porquinho do Rancho: Bolinho frito de costela suína recheado com queijo empanado em farinha panko servido com molho de goiabada com manjericão.
TV Globo/Reprodução
O g1 e a TV Globo apresentam mais três pratos que participam do festival Comida di Buteco, que elege o melhor petisco dos bares de Brasília. Em 2023, a competição conta com 31 estabelecimentos e vai até o dia 30 de abril. Cada prato tem o preço único de R$ 30.
Nesta sexta-feira (14), os participantes criaram bolinhos fritos para concorrer: um de carne e outro de queijo.
LEIA TAMBÉM
ÁGUA NA BOCA: Conheça o ‘Porco no Rolete’, o ‘Charque da Embaixada’ e o ‘Pastel Pai d’Égua’
MAIS PETISCOS: ‘Caiu na Rede é Peixe’, ‘Flor do Cerrado’ e ‘Afogado de Tilápia’
CARDÁPIO VARIADO: ‘Estrela’, ‘Bolinho do seu Dito’ e ‘Enroladinho da roça’
VETERANOS: Descubra o ‘Frango Pipoca’, o ‘Choripan da Adega’ e o petisco ‘Carmem Miranda’
‘Porquinho do Rancho’
O Ranchão Bar e Restaurante é estreante no Comida Di Buteco. Para a competição, o bar preparou o “Porquinho do Rancho”, feito de costela suína que fica marinando no alecrim, pimenta do reino, sal, páprica doce e páprica defumada por quatro horas.
Marcílio Mattiolli, proprietário do restaurante, conta que a ideia veio da avó, que sempre falou para servir costela no local. A escolha do alecrim na marinada se deu pelo sabor diferenciado e um frescor ao prato, diz ele.
O “Porquinho do Rancho” é um bolinho frito de costela suína recheado com queijo empanado em farinha panko servido com molho de goiabada com manjericão.
Ranchão Bar e Restaurante
Petisco: Porquinho do Rancho
Endereço: Avenida das Castanheiras, S/N – Quadra 104, Quiosque 1 | Norte (Águas Claras)
‘Menos é mais’
Menos é mais: bolinha mix de queijo muçarela e cheddar com orégano, empanadas com farinha e servidas com farofa de bacon.
TV Globo/Reprodução
O CAB Bar é mais um estreante do concurso. Inaugurado há pouco tempo, na Asa Sul, a casa preparou o “Menos é mais”: uma bolinha mix de queijo muçarela e cheddar com orégano, empanadas com farinha e servidas com farofa de bacon e molho barbecue.
Pedro Cardoso, dono do bar, explica que o orégano tem gosto marcante no prato e, por isso, foi a especiaria escolhida. Segundo ele, como o petisco tem apenas queijo, precisava de leveza e “quando joga o orégano, a gente sente que ele quebra o queijo”.
CAB Bar
Petisco: Menos é mais
Endereço: Quadra CLS 303, Bloco B, 1 – Loja 1 | Asa Sul
Quais são as regras do Comida di Buteco?
Os votos para escolher o melhor petisco são dados pelo público e por um júri surpresa. Os bares não ficam sabendo quem é o jurado, que vai disfarçado ao estabelecimento.
São avaliadas quatro categorias:
🍗 Petisco
🙋🏻♂️ Atendimento
🧹 Higiene
🍺 Temperatura da bebida
O voto do público vale 50% do peso total, e o voto dos jurados é responsável pelos outros 50%. Em julho, os vencedores de cada cidade se enfrentam no concurso nacional, que vai eleger o melhor petisco de bar do país.
Melhor buteco do Brasil
O Comida di Buteco tem duas etapas:
Primeira: eleição do melhor prato local, envolvendo o público e os jurados;
Segunda: eleição do melhor petisco do país, sendo que a avaliação vai ser feita por outra comissão de jurados.
Ao todo, 25 cidades brasileiras participam do concurso e disputam o título de melhor buteco do Brasil. O tema dessa edição é “Ervas e Especiarias”.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Comida Di Buteco 2023: conheça os petiscos ‘Porquinho do Rancho’ e ‘Menos é mais’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.