• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia do Café: feirante da Paraíba faz da bebida profissão e rotina


‘Tudo que eu tenho foi com dinheiro do café’, diz feirante na Paraíba. Dia do Café: Feirante da Paraíba faz da bebida profissão e rotina
Reprodução/TV Paraíba
O tradicional cafezinho faz parte da rotina dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), cerca de 56% dos brasileiros gostam muito da bebida. Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. A data foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café, e tem como ideia unir o mundo em celebração à bebida, que é a segunda mais consumida globalmente, perdendo apenas para a água, segundo a entidade.
E dentre esses consumidores que apreciam a bebida estão João de Brito Leal e Wanderson Gomes, de 21 anos, que são de gerações distintas, gostam de tomar café e fazem da bebida parte da rotina de consumo na Paraíba.
Na Feira Central de Campina Grande, o comerciante João Leal, ou “Seu João do Café”, como as pessoas na região o chamam, fez do café seu ganha pão. Há 35 anos o comerciante trabalha com a bebida e contou à TV Paraíba que foi do café onde conseguiu conquistar o que tem hoje.
“É o que eu sei fazer. Não sei fazer outra coisa. [O café] é tudo, é minha sobrevivência, tudo que eu arrumei, tudo que eu tenho foi tudo com dinheiro do café”, disse o comerciante.
“Seu João do Café” chega ainda de madrugada no estabelecimento que mantém na Feira Central de Campina Grande. Segundo ele, são produzidas cerca de 20 garrafas de café por dia, e o que mantém a clientela fiel ao seu tradicional café é um segredo que Leal não conta a ninguém.
“[Para ter] um café gostoso é ter a medida do café e do açúcar para poder ficar tudo numa medida só. A medida é você fazer um café bom, o segredo não posso falar não. Para ficar bom é ao seu gosto”, contou Seu João.
Dia do Café: Feirante da Paraíba faz da bebida profissão e rotina
Reprodução/TV Paraíba
Dia Mundial do Café: teste seus conhecimentos sobre a bebida queridinha dos brasileiros
Se no comércio o café é um sucesso, dentre uma geração mais jovem ele também tem seu destaque. Wanderson Gomes, de 21 anos, é um fã da bebida. Ao g1, o estudante de Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contou que incorporou a bebida à sua rotina devido aos estudos e que xícaras cheias de café fazem parte do seu cotidiano.
“Para mim, [o café] é um combustível energético e de alguma forma ele faz com que eu tenha forças para encarar o dia de forma positiva. Consumo duas vezes ao dia, geralmente uma xícara bem cheia e deve ser um café bem forte e docinho. A partir do Ensino Médio, ao qual minha rotina de estudos ficou mais puxada, comecei a amar o café puro e quentinho. Então posso falar que os estudos foram o propulsor para que o café estivesse mais presente na minha rotina”, explicou o estudante.
Wanderson é um dos jovens brasileiros que passou a introduzir o café na sua rotina de forma mais recorrente. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), foi registrado um aumento de 85% para 91% de pessoas entre 15 e 19 anos que declararam beber café com frequência. Para o universitário, além da bebida, o café é uma experiência.
“O café tem essa ligação com as trocas de experiências. O momento de tomar um café pela manhã é o momento em que você senta com a família para ficar em comunhão e se preparar para um dia cheio. [O café] traz a essência dessa troca de comunicação que remete à tradição do cotidiano brasileiro”, finalizou.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.