• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Enchentes no Maranhão: nível do rio Mearim baixa e lojas começam a reabrir em Trizidela do Vale


Mais de 700 comerciantes estão abrindo as portas lentamente em Trizidela do Vale, cidade a 282 km de São Luís, e que foi uma das mais afetadas pelas chuvas no Maranhão. Nível do rio baixa e comércio reabre em Trizidela do Vale
Após um mês fechadas, as 732 empresas ativas do centro comercial de Trizidela do Vale, cidade a 282 km de São Luís, estão abrindo as portas gradativamente. Isso acontece devido ao nível do Rio Mearim, que vem baixando gradativamente.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A última aferição, feita na quinta-feira (13), apontou que o rio chegou a 7,18 metros. O volume de água ainda é considerado de inundação, mas já deixou de atingir algumas ruas e avenidas da cidade.
O comerciante Milton Alves retomou as atividades de uma loja do ramo alimentício que funciona na cidade. Ele diz que após a enchente, vai ter que começar o negócio do zero.
“Voltei a funcionar hoje. Alguns [clientes] vieram, mas eu costumo vender até 10h cerca de 40 kg de frango, mas até agora tem isso tudo ai”, disse.
Nível do rio Mearim baixa e lojas começam a reabrir em Trizidela do Vale
Reprodução/TV Mirante
Uma loja de materiais de construção ficou parada devido aos alagamentos, deixou de faturar cerca de R$ 500 mil durante o período. “Estamos organizando aos poucos para que a gente não possa parar, né? É arrumando e vendendo”, explica Jadeilson Rodrigues, comerciante.
LEIA MAIS
TEMPORAIS DO MARANHÃO: idoso de 86 anos se recusa a sair de casa em Presidente Juscelino: ‘Não vou agora’
Em meio as enchentes no Maranhão, famílias enfrentam dificuldades para conseguir salvar seus pertences: ‘Doloroso’
Famílias se recusam a sair de abrigo sem proteção contra chuva e com risco de incêndio no MA: ‘a gente não tem nada, só a vida’
Por conta da chuva, nível do Rio Pindaré continua subindo e chega a 14 metros no Maranhão
‘Se tivesse outra casa, não estaria nessa situação’, desabrigado pelas chuvas no Maranhão conta os dias para recomeçar a vida
Temendo ainda que aconteçam novos alagamentos na cidade, o lavrador José Mendes decidiu comprar aquilo que ainda é básico para seguir com a obra na casa dele.
“Ainda falta comprar muito mais é que a gente tem comprado só o básico de comércio. Hoje eu comprei só argamassa”, disse.
Aos poucos, a rotina volta ao normal em Trizidela do Vale
Reprodução/TV Mirante
Os funcionários das lojas fazem ainda uma verdadeira força-tarefa para retirar o lixo e a lama que foram consequência das enchentes na cidade. Um posto de combustível da cidade passa por limpeza e reparos técnicos, com a intenção de retomar as atividades ainda neste mês.
“Um empreendimento desse, aí parado, o prejuízo é grande. Graças a Deus as chuvas estiaram mais, estamos secando tudo e agora fazendo a limpeza”, explica o empresário José Clésio.
Temporais atingem o Maranhão
Água das chuvas deixa ruas inundadas em cidade do Maranhão
Governo do Maranhão
Por causa das fortes chuvas que atingem o Maranhão, 67 municípios do estado já decretaram situação de emergência (Veja a lista completa no fim da reportagem). Até o momento, seis mortes foram confirmadas e das 38.476 famílias afetadas, 8.099 estão desabrigadas e desalojadas.
O Governo Federal reconheceu, na quarta-feira (12), a situação de emergência em mais 14 cidades do Maranhão atingidas pelas fortes chuvas. Com o reconhecimento, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
A Defesa Civil informou que segue monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.
De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), os restaurantes populares dos municípios atingidos vão ampliar a oferta de refeições no modelo híbrido (distribuição de quentinhas). Até o momento, 200 mil refeições foram entregues.
Veja, a lista completa, dos municípios em situação de emergência:
Açailândia
Afonso Cunha
Alto Alegre Do Pindaré
Arame
Arari
Bacabal
Barra do Corda
Barreirinhas
Boa Vista do Gurupi
Buriti
Buriticupu
Cajari
Cantanhede
Codó
Conceição do Lago-Açu
Coroatá
Esperantinópolis
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Icatu
Igarapé Grande
Itaipava do Grajaú
Itapecuru
Itinga do Maranhão
Jenipapo dos Vieiras
Joselândia
Lago da Pedra
Lago dos Rodrigues
Lagoa Grande do Maranhão
Marajá do Sena
Mirinzal
Monção
Nina Rodrigues
Olinda Nova do Maranhão
Paço do Lumiar
Pedreiras
Penalva
Pindaré-Mirim
Pinheiro
Poção de Pedras
Presidente Juscelino
Presidente Vargas
Raposa
Rosário
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santo Antônio dos Lopes
São Benedito do Rio Preto
São Bento
São João Batista
São João do Carú
São José de Ribamar
São Luís
São Luís Gonzaga
São Roberto
São Vicente Ferrer
Satubinha
Serrano
Trizidela do Vale
Tufilândia
Tuntum
Tutóia
Viana
Vitória do Mearim
Zé Doca

Adicionar aos favoritos o Link permanente.