Conforme a Polícia Civil, arcos da viola e de um contrabaixo também foram recuperados. Apenas a mochila com um notebook não foi devolvida. Viola furtada de músico da Orquestra Jovem do RS é recuperada
Divulgação/Polícia Civil
A viola furtada de um músico da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) após uma apresentação foi recuperada pela Polícia Civil na noite de terça-feira (11) em Porto Alegre. Matheus Rodrigues de Souza, de 27 anos, teve o instrumento musical levado de dentro de um automóvel, há uma semana, enquanto jantava com colegas em uma lancheria na Avenida Plínio Brasil Milano, no bairro Higienópolis.
De acordo com o delegado Alexandre Vieira, que acompanha o caso, os objetos foram entregues por um homem em uma loja em frente ao local em que foram furtados. Não há maiores detalhes sobre a pessoa que devolveu os itens.
“Funcionárias estavam dentro da loja e se assustaram que tinha um cara na frente. Quando elas olharam pelo vidro, o cara apontou para o instrumento, fez um sinal de positivo e foi embora. Não falou nada, não tiveram contato, pouco visual”, explica.
Os arcos da viola e de um contrabaixo também foram recuperados. Apenas a mochila com um notebook não foi devolvida.
Conforme o proprietário da viola, o instrumento musical foi comprado há cerca de um ano e ainda está sendo pago. O modelo é avaliado em cerca de R$ 15 mil.
Matheus integra a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, que dá oportunidades a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, desde 2009. Oriundo do bairro Partenon, na zona leste da Capital, ele estudou em escolas da rede pública e encontrou na arte a realização pessoal.
Desde 2018, ele é um dos professores da Orquestra. Matheus concilia o projeto com as aulas do curso de Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A formatura está prevista para o início do próximo ano.
Músico da Orquestra Jovem do RS tem viola furtada após concerto
Orquestra Jovem do RS
O projeto nasceu em 2009 e tem foco na formação musical voltada a crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, são mais de 100 alunos, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e avançados. Eles recebem material pedagógico, instrumentos musicais, uniforme, lanche e transporte.
A Orquestra é mantida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), além de patrocínios e doações via Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas.
Músico que teve instrumento furtado após apresentação
Isaías Mattos/Orquestra Jovem do RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Viola furtada de músico da Orquestra Jovem do RS é deixada por homem no mesmo lugar do crime em Porto Alegre, diz polícia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.